• Em tempos de crise, confira dicas de como economizar combustível

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/06/2018 16:12

    Claro que ninguém gosta de abrir mão de conforto. Andar com o carro sem o ar-condicionado ligado pode ser uma tortura. Mas estamos no inverno e, dependendo do dia – especialmente em Petrópolis -, é possível suportar a temperatura sem a ajuda do ar-condicionado. Fica mais fácil encontrar motivação em tempos em que o preço da gasolina sobe quase todos os meses nas bombas. Segundo especialistas, rodar com o carro sem o ar pode ajudar a diminuir em 10% o consumo de combustível.

    A explicação é simples: “Quando muitos equipamentos estão ligados ao mesmo tempo, o alternador acaba retirando parte da energia do motor para gerar energia elétrica e carregar a bateria, por exemplo”, explica Júlio Rodrigues, da Júlio’s Car.

    “Com o ar, não é diferente. Os sistemas mais modernos já reduziram bastante o gasto que se tem com o equipamento ligado, mas ele ainda gera um consumo dessa energia do motor”.

    Existem outras alternativas. Rodar com os vidros fechados, principalmente em velocidades acima de 70 km/h, também ajuda a reduzir o consumo. Isso porque o fluxo de ar que passa pelo carro sofre menos resistência, atravessando a lateral do veículo com mais facilidade.

    Agora, imagine empurrar um carro com pneu murcho. É ruim demais, exige mais esforço, porque o atrito aumenta com o aumento da área do pneu que toca o solo. O mesmo acontece com o motor do carro. Ele é mais exigido quando os pneus não estão calibrados.

    Por isso, não judie do seu motor. “Quando o pneu está com 5 libras a menos do que o indicado pelo fabricante, por exemplo, o carro gasta 10% mais combustível”, informa Charles Lippi, da Charles Rodas e Pneus.

    Mas qual a pressão correta para os pneus do carro? A indicação correta costuma estar na parte interna da tampa de combustível ou no batente da porta do motorista. “Em alguns casos, as fabricantes recomendam diferentes pressões, de acordo com o uso do veículo. Se o carro roda sempre cheio, há uma medida. Caso contrário, há outra especificação”, ressalta Charles.

    Últimas