• Em sete meses, “Disque Idoso” realizou mais de 8,8 mil atendimentos

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  • 15/jun 08:30
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis I Foto: Divulgação/Governo do Estado

    No mês que marca a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a proteção e o acolhimento da população 60+ por meio do Disque Idoso 165. A central de atendimento voltada para este público, em sete meses, já recebeu mais de 8,8 mil ligações, com 14% dos atendimentos correspondendo a denúncias sobre violência. Sob a gestão da Secretaria de Juventude e Envelhecimento Saudável, o serviço se tornou uma importante ferramenta no enfrentamento a esses casos, além de oferecer suporte em saúde, informações e outras demandas do público idoso.

    Entre os casos relacionados à violência, os que apresentam mais denúncias são de abandono (34,8%), violência patrimonial (17,9%) e violência física (14,7%). 

    “O Disque Idoso 165 é uma ferramenta que salva vidas. A violência contra a pessoa idosa é uma realidade que não podemos ignorar, e oferecer um canal de acolhimento e denúncia é um compromisso do nosso governo com a dignidade e respeito à população 60+. A central funciona 24 horas por dia para garantir que cada voz seja ouvida com a seriedade e cuidado que merece”, pontua o governador Cláudio Castro.

    Com o objetivo de oferecer suporte à população com 60 anos ou mais, especialmente em casos de violência, orientações sobre direitos, serviços de saúde e outras necessidades, o serviço pode ser acessado por telefone ou pelo aplicativo “Disque Idoso 165”, disponível para dispositivos Android e iOS. Nestes sete meses de funcionamento já foram 3.8 mil downloads.

    “Neste mês de junho, de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, reforçamos o quanto a denúncia relacionada a crimes contra a população é fundamental para a proteção dos nossos idosos. No Disque Idoso 165, orientamos e acompanhamos a solicitação até que a demanda esteja totalmente resolvida, dando assistência para o idoso ou familiar que nos procura buscando ajuda para ele”, explica o secretário de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. 

    Além das denúncias relacionadas à violência, o serviço também foi procurado para atendimentos sobre questões de conflitos familiares (5%), informações diversas (4%), reclamações (3%) e informações jurídicas (3%).

    Aprovação do serviço

    Rose Silva precisou resolver uma demanda sobre o pagamento de um benefício do pai e ficou satisfeita com o atendimento. 

    “Eu liguei para falar sobre o pagamento do meu pai, que está sem receber. O atendente recebeu minha demanda e, depois, outra pessoa do Disque Idoso 165 me ligou para informar que o órgão responsável entraria em contato no mesmo dia. E assim foi. Todos me deram muita atenção. Eu recomendo o serviço”, afirmou. 

    Aplicativo Disque Idoso 165

    O aplicativo “Disque Idoso 165” é uma iniciativa pioneira no país e oferece diversos serviços, como atendimento via chat, agendamento de consultas médicas com lembretes e a possibilidade de cadastrar uma rede de proteção (família, cuidadores e amigos), que será acionada por SMS ou WhatsApp em situações de emergência. Além disso, o app conta com um “botão de pânico”, que, em casos de urgência ou violência, aciona diretamente a Polícia Militar.

    Para baixar, basta entrar na loja de aplicativos do celular e procurar por Disque Idoso 165. O app é exclusivo para cidadãos com 60 anos ou mais.

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