• Em reunião, prefeito e bispo diocesano alinham soluções para prédio da Unat, no Retiro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Espaço será devolvido à Mitra após obras de contenção no NIS ou locação de outro imóvel

    09/12/2022 09:45
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O prefeito Rubens Bomtempo e o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, se reuniram na manhã dessa quarta-feira (7), no Palácio Sérgio Fadel. A reunião, pedida pelo bispo diocesano, foi para tratar sobre assuntos pertinentes à cidade. Entre as questões abordadas, está o prédio da Unidade de Atendimento Temporário (Unat).

    O prédio é de propriedade da Mitra Diocesana e, por conta das catástrofes climáticas de fevereiro e março, passou a abrigar moradores em situação de rua que eram atendidos pelo Núcleo de Integração Social (NIS), no Alto da Serra, que foi atingido por deslizamentos de terra.

    O local – Rua Henrique Dias -, no entanto, tem sido alvo de reclamações dos moradores, que denunciam consumo de drogas, álcool e registros de confusões, conforme noticiado pela Tribuna.

    Durante a reunião, Bomtempo destacou a criação de um plano de contingência visando a “convivência harmônica entre os moradores do entorno e as pessoas assistidas até que o prédio seja entregue”. O prefeito acrescentou, ainda, que irá convocar uma reunião com o secretário de Assistência Social, a Guarda Civil Municipal e outros “atores importantes” do município.

    Segundo a Prefeitura, o município segue trabalhando para reativar o NIS – as obras de contenção e a consequente liberação pela Defesa Civil têm prazo estimado de 90 a 120 dias.

    “Vamos debater a construção de um plano para a devolução do prédio, em curto espaço de tempo, levando em conta os direitos humanos das pessoas que lá estão assistidas, com todo o cuidado”, disse Bomtempo, destacando que a Prefeitura se compromete a realizar a manutenção e obras de recuperação necessárias para o prédio, caso seja preciso.

    Últimas