Em Nazaré, a história continua
“Depois que os visitantes foram embora, um anjo do Senhor apareceu num sonho a José e disse: Levante-se, pegue a criança e a sua mãe e fuja para o Egito. Fiquem lá até eu avisar, pois Herodes está procurando a criança para matá-la.” (Mateus 2.13)
Os magos do Oriente foram embora por outro caminho. Não voltaram até Herodes. Este, sentindo-se enganado, ficou furioso e, em sua fúria, manda matar todos os meninos com menos de dois anos de Idade nas cercanias de Belém. Quer eliminar a possibilidade de ser derrubado do trono por este novo rei que havia nascido!
Deus, no entanto, não deixa Jesus, Maria e José serem atingidos pelo plano perverso de Herodes. O anjo avisa José e eles fogem para o Egito, onde ficam até a morte de Herodes (Mateus 2.20). Morto Herodes, eles retornam para o lugar onde Maria e José viviam: Nazaré (Mateus 2.23).
Ali, em Nazaré, Jesus cresceu e ficou vivendo até iniciar sua atividade anunciando o Reino de Deus. Ali, em Nazaré, ele brincou com as outras crianças do vilarejo. Teve o carinho do pai e da mãe, que lhe ensinaram os caminhos de Deus. Teve o ensino do Escriba da aldeia, que lhe ensinou a Torá e a história do passado do seu povo (livros de Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e os ensinamentos dos profetas.
Diz a Sagrada escritura que Jesus permaneceu com seus pais, lhes sendo obedientes e crescendo em sabedoria: “E desceu com eles (com José e Maria) para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração. E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2.51,52)
Aqui, Deus nos ensina que é na vida em família que devem ser cultivados os valores do Reino. Jesus viveu submisso aos seus pais. Os obedecia. Com eles, ia à sinagoga, prestando culto a Deus. Como todas as crianças do vilarejo, ia aprender a história do seu povo e as leis de Deus com o Escriba da aldeia.
Pensemos em nossas vidas hoje e aprendamos da vida de Jesus: valorizemos nossa família, ensinemos aos nossos filhos os valores do Reino de Deus, venhamos com nossos filhos à Igreja, onde aprenderão a Palavra de Deus. Foi assim que os pais de Jesus fizeram. Foi assim que nossos pais fizeram. E é assim que Deus quer que continuemos fazendo.
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703
Leia também: O crescimento espiritual