• Em meio ao caos da pandemia, Palmeiras e Flamengo disputam Supercopa do Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/04/2021 06:30
    Por Toni Assis, especial para a AE / Estadão

    Com o calendário dos estaduais norteado por paralisações e desmando de jogos por causa da pandemia, a temporada 2021 do futebol, enfim, vai ter “início” com a disputa da Supercopa do Brasil neste domingo, às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Mas os dois finalistas também tiveram que conviver com a incerteza da realização da partida até sexta pela manhã, quando o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o ministro Humberto Martins, derrubou a decisão que determinava a volta do estado de lockdown no Distrito Federal. O título de peso vai reunir os dois melhores times do Brasil na atualidade. Vencedor da Copa do Brasil do ano passado, o Palmeiras tenta superar o campeão brasileiro Flamengo, que busca também o bicampeonato da Supercopa.

    Além da importância da conquista, a Supercopa é um importante aporte financeiro nesses tempos de ausência de receitas de bilheteria pelo fato de os jogos não terem público. O campeão recebe da CBF R$ 5 milhões enquanto o vice embolsa menos da metade (R$ 2 milhões)

    Atual vencedor da Copa Libertadores, o Palmeiras tem uma pequena maratona de jogos decisivos envolvendo, além da taça em disputa em Brasília, o título da Recopa Sul-Americana. Após triunfar no jogo de ida em Buenos Aires por 2 a 1, os palmeirenses fazem o confronto de volta na próxima quarta-feira, também em Brasília, diante do Defensa Y Justicia, com a vantagem do empate para ser campeão.

    Diferentemente da Recopa Sul-americana, a Supercopa é em jogo único e o técnico Abel Ferreira entende que toda cautela é necessária para evitar erros que facilitem a vida do rival. Assim, com a paralisação do Campeonato Paulista, a comissão técnica se planejou para trabalhar em duas frentes: ajustar o time taticamente e deixar o preparo físico em dia a fim de chegar embalado diante dos cariocas. O grupo principal chegou a ter férias após o término do Brasileiro, mas o foco na primeira decisão do ano foi a prioridade da última semana.

    O desfalque certo é Luiz Adriano. O jogador testou positivo para covid-19, ficou fora da partida contra o Defensa Y Justicia e também não encara o Flamengo. A tendência é que Abel Ferreira mantenha a base do time que jogou na Argentina. Como ele conseguiu trocar todas as peças de meio-campo, o desgaste não deverá ser problema para a partida deste domingo. Assim a tendência é que ele tenha Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga em boas condições físicas para iniciar a partida.

    Já o Flamengo vem embalado pelas últimas duas atuações no Campeonato Carioca. A partir do jogo contra o Bangu, o técnico Rogério Ceni passou a utilizar o time principal e o resultado agradou ao comandante. Na soma dos placares (3 a 0 e 5 a 1), o time rubro-negro fez oito gols e mostrou um bom poder ofensivo. Apesar do desempenho, treinador disse que a cautela é sempre importante em jogos decisivos. “Difícil de analisar pela diferença de nível de competição. Fomos melhores do que último jogo, teve mais intensidade e mais chances de gols. O que vejo é um aumento significativo da parte física”, disse o treinador, que não deve ter desfalques para a primeira decisão do ano.

    FICHA TÉCNICA:

    FLAMENGO x PALMEIRAS

    FLAMENGO – Diego Alves; Isla, Rodrigo Caio, Willian Arão e Filipe Luís; Diego, Gerson, Everton Ribeiro; Arrascaeta, Gabriel e Bruno Henrique. Técnico: Rogério Ceni.

    PALMEIRAS – Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Felipe Melo, Zé Raphael e Raphael Veiga (Gustavo Scarpa); Rony, Breno Lopes e Willian. Técnico: Abel Ferreira.

    ÁRBITRO – Leandro Vuaden (RS).

    HORÁRIO – 11 horas.

    LOCAL – Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).

    Últimas