• Em meio a vaias e promessas Cláudio Castro, garante ajuda imediata

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/02/2022 15:02
    Por Jussara Madeira


    O governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, acompanhado do secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro e comitiva, esteve na manhã desta quarta (16) em Petrópolis visitando as áreas de desabamentos, entre elas, o Morro da Oficina no bairro Alto da Serra, o local mais crítico da tragédia que se abateu sobre Petrópolis, onde pelo menos 80 imóveis foram soterrados. Cláudio Castro foi recebido com vaias de moradores do local que faziam buscas por parentes desaparecidos. Em entrevista, o governo do Estado garantiu ajuda imediata às famílias atingidas com aporte próprio. O Estado disponibilizou 400 bombeiros para atuar na cidade.

    “O governo do Estado vai fazer diretamente o aporte (financeiro). Remoção de família, reconstrução de casa, o Estado fará com dinheiro próprio. Não vamos esperar nem prefeitura, nem governo federal. Ninguém aguenta mais situações como essas. O Comitê das Chuvas vem trabalhando desde setembro 2020. Foram gastos quase R$ 300 milhões no Programa Limpa Rio e R$ 80 Milhões com contenções de encostas, mas há um passivo enorme. Se o governo federal ajudar será ótimo, mas aqui, nessa região, o compromisso é comigo”, declarou.

    O Governo do Estado enviou ao município dois caminhões com medicamentos e insumos da Secretaria Estadual de Saúde, além de oito ambulâncias. Segundo o Estado, há doses extras de vacinas antitetânicas e equipes estão mobilizadas para emissão de certidões de óbitos. Equipes da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, segundo divulgou o governo estadual, trabalham no cadastramento das famílias desalojadas e desabrigadas. O Núcleo de Assistência ao Cidadão (NAC) viabiliza documentação para a população que perdeu seus bens.

    “É uma situação quase que de guerra. Toda a nossa equipe está mobilizada: Corpo de Bombeiros, secretarias e demais órgãos do estado. Atuamos no resgate e salvamento de vítimas, desobstruindo estradas, atendendo pessoas que perderam seus bens, com medicamentos e remoções, entre outras ações”, declarou o governador Cláudio Castro.

    Vaias e promessa de ajuda às famílias

    Claudio Castro também estava acompanhado do subsecretário das Cidades, Bernardo Rossi, ex-prefeito de Petrópolis. Eles chegaram a ser vaiados por moradores do Alto da Serra ao visitarem a área do Morro da Oficina. Parentes de desaparecidos reclamaram que a situação já era frágil há anos no local do desabamento. Em entrevista, o governador garantiu ajuda imediata às famílias, e disse que o Estado vai garantir a remoção de famílias do Morro da Oficina e recuperação da área com verba própria.

    “Não será igual a 2011 (em relação à tragédia do Vale do Cuiabá). Não acontecerá mais 10, 11 anos de espera. Vamos tomar ações agora. Não vamos esperar prefeitura nem governo federal”.

    Segundo divulgou o Estado, em relação à entrega de moradias e pessoas que vivem em área de risco ou foram vítimas da tragédia de 2011, desde que o Programa Casa da Gente foi criado em setembro do ano passado, a cidade de Petrópolis foi eleita como uma das contempladas para receber 340 unidades habitacionais para sanar parte do passivo da tragédia de 2011. A previsão é de que as moradias sejam erguidas em três localidades: Mosela, Itaipava/Benfica e Vale do Cuiabá. A secretaria de Infraestrutura fará ainda um novo estudo para a identificação de novos terrenos e unidades.

    Últimas