• Em livro, biólogos e agrônoma ensinam sobre cultivo de plantas medicinais para consumo próprio; bate-papo com autores acontece neste sábado no Petrópolis Business

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A programação do Petrópolis Business, maior evento no segmento de negócios do interior do Estado do Rio, vem chamando a atenção do público desde a sua abertura, na última quinta-feira (26). O evento reúne a força e representatividade do comércio, indústria e da prestação de serviço, com destaque para os diversos segmentos da economia regional, como o turismo – tanto histórico, quanto rural e esportivo – gastronomia, moda, tecnologia, agricultura, produção têxtil, educação, construção civil e diversos outros. 

    Leia também: Confira as palestras que serão realizadas neste sábado no Petrópolis Business 

    Na programação deste sábado (28), o público terá a oportunidade de participar de diversas palestras em diferentes auditórios do Palácio Quitandinha, mas também de vivenciar outras experiências relacionadas à cultura. Como é o caso do lançamento do livro “Plantas Medicinais – Cultivo – De grão em grão nasce uma plantação” e bate-papo com os autores – a professora Yara Brito, a agrônoma Midori Katsumoto e o biólogo Sérgio Pereira – no estande do Circuito Caminhos do Brejal. 

    Leia também: Centro Cultural SESC Quitandinha impulsiona turismo em Petrópolis | Tribuna de Petrópolis

    “A relação da humanidade com o cultivo de vegetais vem de tempos imemoriais. O conceito de civilização vem desta relação do homem com o solo. Os avanços científicos e tecnológicos dinamizaram, ao longo dos séculos, esse meio de produção. De uns anos para cá, nota-se um interesse crescente por plantas medicinais. Mais até: o cultivo desses insumos acontece de forma cada vez mais sistematizada.”

    Tix Editora.

    O livro, da Tix Editora e Iyá Produções, com patrocínio do Herbarium Laboratório Botânico, é ideal não só para quem já cultiva, mas também para quem deseja começar a cultivar plantas medicinais, já que oferece orientações desde formas de cultivo, até questões de regularização do plantio e armazenamento. 

    Midori Katsumoro, agrônoma e uma das autoras, nasceu no Brejal, em Petrópolis. Além disso, seus pais, Angela e Augusto Katsumoto, são produtores rurais da mesma localidade. “O meu interesse por plantas vem desde sempre! [risos].  Meus pais – Angela e Augusto Katsumoto – são produtores rurais no Brejal, e sempre pensei em estudar algo na área agronômica, fisiologia vegetal, solos, nutrição das plantas…”, conta. Segundo a agrônoma, o Brasil possui uma enorme diversidade de espécies de plantas e um  grande número de plantas que são medicinais, além de outras inúmeras que ainda não foram estudadas para esta finalidade.

    Foto: Divulgação

    Questionada sobre como foi o processo de escrever o livro a muitas mãos, Midori conta que tudo começou em 2017. “Tive a oportunidade de ser voluntária no setor de plantas medicinais do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, onde Yara Brito foi curadora por quase 20 anos. Lá, conheci o Sérgio Pereira, que também era voluntário do setor. Nós nos reuníamos para colocar a mão na massa uma vez por semana. Pela manhã, o trabalho era de manutenção na coleção, semeadura, transplante e poda. À tarde, tínhamos estudo. Então, a Yara já tinha a ideia de escrever o livro e nos convidou para esta extraordinária e prazerosa missão.” 

    Foto: Agência Brasil

    Plantas medicinais em Petrópolis

    Em Petrópolis, plantas como carqueja, açafrão-da-terra, alcachofra, melissa e valeriana encontram solo fértil. Porém, segundo Midori, além desse quesito, é necessário observar as condições relativas à influência dos solos nos seres vivos. “E não podemos esquecer de observar o mercado a que se destina e possíveis poluentes no local. Esta é uma das dicas do livro.” Sobre os cuidados básicos para o cultivo de plantas medicinais, Midori destaca a adubação orgânica, calagem, etapa do preparo do solo para cultivo, e irrigação. “Outra dica é observar a qualidade da água que será utilizada na irrigação.”, comenta. 

    Questionada sobre o que o público pode esperar do bate-papo neste sábado, a agrônoma relata que, além de todo o conteúdo, possibilitado pela união de conhecimento e experiência dos três autores, o público encontrará muita leveza, além de belas ilustrações. “Quando estávamos escrevendo ficamos atentos a isso. Compartilhar conhecimento foi a melhor parte! E este é um sentimento comum aos três.”, conclui.

    O Petrópolis Business vai até domingo (29), no Palácio Quitandinha – Av. Joaquim Rolla, 2. Para mais informações a respeito da programação completa do evento, acesse o site Petrópolis Business ou o Instagram @petropolisbusiness, e sintonize na Rádio Tribuna FM, a rádio oficial do evento, para acompanhar tudo que acontece na maior feira de negócios do interior do Estado do Rio.

    Últimas