• Em homenagem aos atletas olímpicos, Prefeitura do Rio anuncia retorno do Time Rio e criação de Museu Olímpico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/08/2021 14:44
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Prefeitura do Rio informou, nesta sexta-feira (20), que vai voltar a patrocinar um grupo de atletas que treinam na cidade, com a reedição do Time Rio, para os Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Durante homenagem aos competidores no Palácio da Cidade, em Botafogo, o prefeito Eduardo Paes também revelou que um Museu Olímpico será criado para eternizar os momentos vividos na Rio 2016.

    “A razão de chamar vocês aqui é para fazer um agradecimento em nome dos cariocas e dizer que a Prefeitura do Rio vai voltar a ser muito atuante a partir de agora, para que a gente chegue em Paris 2024 e faça mais sucesso ainda, com mais gente treinando no Rio. Parabéns a vocês, que orgulho tê-los na nossa cidade”, disse Eduardo Paes, durante a entrega de placas comemorativas aos atletas.

    O Time Rio foi criado em fevereiro de 2010, durante a primeira gestão de Eduardo Paes à frente da prefeitura, mas foi extinto em 2016. Só na primeira etapa do projeto foram investidos R$ 12 milhões para o patrocínio de 14 atletas.

    Para o secretário municipal de Esportes, Guilherme Schleder, a presença em Tóquio de atletas que começaram no esporte nas vilas olímpicas da cidade do Rio é um incentivo a mais para todos que sonham em seguir o mesmo caminho. Ele destacou que um dos objetivos principais da Prefeitura é o de promover o esporte de base e dar formação cidadã a crianças e adolescentes.

    “As vilas olímpicas são o primeiro contato da criança com o esporte. Por isso, é um desejo do prefeito Eduardo Paes, e um compromisso nosso, manter todos os nossos equipamentos abertos e funcionando da melhor forma possível para a população. Esses atletas que estão aqui hoje são um orgulho para o Rio de Janeiro e exemplos que certamente vão inspirar outras pessoas a seguirem no esporte”, frisou o secretário de Esportes.

    Sorridente, a ginasta campeã olímpica em Tóquio 2020 Rebeca Andrade discursou pelos atletas e agradeceu a homenagem. Primeira brasileira a ganhar duas medalhas, uma de ouro e outra de prata, em uma mesma edição de Jogos Olímpicos, ela destacou a importância do legado da Rio 2016 no seu desempenho histórico na capital japonesa.

    “Muito honrada por estar aqui. O esporte precisa de apoio em todos os momentos. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, e o apoio da Prefeitura foi realmente importante, principalmente no CT de Ginástica que eu treino, no Maria Lenk, um legado dos Jogos Rio 2016. Temos 27 vilas olímpicas na cidade e dali que vão nascer novos talentos. O esporte educa e ensina muita coisa”, disse Rebeca.

    Presente na cerimônia realizada no Palácio da Cidade, Jorge Vides, que compete nos 200m rasos do atletismo e já sonha com os Jogos de Paris, em 2024, ficou feliz com o reconhecimento da Prefeitura do Rio.

    “Fico muito contente. Vou trabalhar forte para a Olimpíada de Paris com o intuito de representar bem o Brasil e o Rio. É um sonho, o nosso ápice, o que tanto almejamos”, disse ele, que disputou as duas últimas edições dos Jogos, no Rio e em Tóquio.

    Também participaram do evento o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley; o diretor geral do COB, Rogério Sampaio; a presidente da Comissão de Atletas do COB e medalhista do pentatlo moderno em Londres 2012, Yane Marques, além de Bernard Rajzman, membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI).

    Ao todo, 13 atletas foram agraciados com uma placa: Aldemir Gomes Junior, Jorge Henrique da Costa Vides, Gabriel Constantino e Rosângela Santos (atletismo); Fabiana Silva (badminton); Natacha Rosa Figueiredo (levantamento de peso); Nathalia Almeida (natação); Maria Ieda Guimarães (pentatlo moderno); Eshyllen Coimbra (rugby 7); Isaac Souza (saltos); Ane Marcelle dos Santos (tiro com arco); Gabriela Nicolino (vela Nacra 17); e Rebeca Andrade (ginástica).

    Últimas