Em clima de Bauernfest restaurantes apostam em opções alemãs
Com a maior festa da região sendo realizada durante este mês, as opções gastronômicas são um dos grandes atrativos na cidade. A culinária germânica encanta turistas e petropolitanos que querem se deliciar com os pratos feitos especialmente durante a Bauernfest.
E no espírito da programação que movimenta a economia da cidade durante dez dias, o Duettos Café e Bistrô, no Centro de Petrópolis, desenvolveu um sanduíche especial para ser opção aos visitantes do espaço. Feito com lombinho recheado, cream cheese, ameixa preta, além de maionese temperada e molho com mostarda e mel, a sugestão é acompanhar o sanduíche com o vinho Plaza Bonita da uva tempranillo. A novidade desenvolvida pelo Chef Ailton Benvindo, já vem conquistando o gosto do público e antes mesmo da festa começar já tinha sido aprovada. “A expectativa é boa para que os visitantes apreciem essa opção. Esse sanduíche tem um toque artesanal nos molhos e chama a atenção de todos que experimentam”, explicou Ailton.
Em um dos principais pontos gastronômicos da cidade, até o dia primeiro de julho, os restaurantes que participam do Valparaíso Gourmet, estão oferecendo culinária diversificada dentro das raízes alemãs. No Xodó Contemporâneo, os clientes têm opções como joelho de porco assado com batata e aipim, apfelstrudel, além de buffet com carnes e embutidos. Já no Sá Carola, podem ser encontrados nhoque e lasanha com a linguiça alemã de Blumenau.
Os restaurantes que ficam próximos aos palcos do evento, têm a expectativa de aumentar as vendas em até 40% durante o período. Alguns registram inclusive chegada de turistas antes, o que traz retorno positivo para os empresários que sentem como fator importante se envolver com a festa.
A Patisserie Silvia Vogel que é descendente alemã, atua com a produção de doces durante este período. As receitas tradicionais da família foram passadas de geração para geração e são bastante procuradas durante esse período. Entre as opções oferecidas, estão a cuca com creme ou geleia de morango e farofa, novidades e inovações trazidas pela empreendedora. O doce Apfelstrudel também vem sendo bastante procurado, assim como as tortas floresta negra e alemã. “A minha tradição são as cucas, receitas que foram trazidas por meus avós. Ampliei a produção para pessoas que não frequentam a festa mas que procuram os produtos. Nem todos os itens são fáceis de encontrar em qualquer lugar e, por isso, gosto de retomar essas origens e oferecer para quem admira a nossa culinária”, afirmou.