• Em cinco meses Petrópolis tem quase o dobro de mortes por covid de 2020

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/05/2021 02:00

    Com 710 mortes em cinco meses – registradas até o dia 20 – Petrópolis já tem, este ano, quase o dobro de óbitos ocorridos no ano inteiro de 2020 quando foram registradas 405.  Tá certo que maio, com 82 mortes, já saiu do quadro assustador de março (180) e abril (286). Mesmo assim, são muitas mortes. Não se pode achar que é um número ‘normal’. Em cinco meses, com 19. 603 casos positivos também batemos 2020 que teve 17.221 infectados. Dependemos do governo federal para vacina que segue bem, mas lenta como em todo o país, mas não há uma campanha de conscientização da população, mais transporte público e fiscalização eficiente. Não há uma ação para que freie a evolução da contaminação e consequente número de óbitos.

    23 apenas

    Publicamos aqui algumas vezes sobre a UBS do Alto Independência onde seriam distribuídas 23 senhas por mês apenas em um bairro com 38 mil moradores. Aí a redação da Tribuna perguntou à prefeitura mais detalhes sobre esses atendimentos e quantas consultas, afinal, são oferecidas em clínica médica.  E responderam, marotamente que, “em abril foram realizados 476 atendimentos”. Mas aí entram vacina, curativo e tudo o mais. E a Tribuna insistiu: “mas quantas consultas são com médico clínico geral?”. E foi só o silêncio. Então, os moradores tem razão mesmo em reclamar que são 23 pessoas por mês apenas tendo consultas com clínico geral… A única coisa que mudou foi que ao invés das pessoas ficarem de madrugada na fila para pegar senha quando o posto abre, agora elas ficam debaixo de sol, na fila, esperando a marcação a partir das 13h. 

    171 tá demais na cidade

    É golpe em cima de golpe. O último agora foi venda de rifa em prol da Paróquia de São Judas Tadeu, na Mosela. Seria uma rifa para angariar fundos para compra de cestas básicas. A igreja teve de ir às redes sociais desmentir.

    Informais

    É grande a quantidade de gente fazendo lotadas na cidade. O não retorno de 100% da frota de ônibus nas ruas aliado à falta de emprego na pandemia são os motivos principais para o povo colocar os carros nas ruas para fazer um Uber informal, como se classificam.

    Subsídios

    Chefes de executivos municipais na 80ª Reunião da Frente Nacional de Prefeitos aprovaram uma ampla mobilização nacional dos gestores municipais em favor da reestruturação do transporte público, incluindo um auxílio emergencial para as empresas. O apoio emergencial se refere ao pleito de R$ 5 bilhões ao ano para o financiamento das gratuidades dos passageiros idosos.

    Em uma cidade como a nossa com tantos problemas de lixo e entulho, o Edson Artesão manda muito bem com essas criações!

    Ainda os leitos de UTI

    Xiiiii… agora o bicho vai pegar. A prefeitura tem até quinta-feira para enviar aos ministérios públicos estadual e federal informações sobre o total pago ao Hospital Clínico de Corrêas nos anos de 2019 e 2020, isso ainda na gestão Bernardo Rossi, bem como sobre a motivação da decisão de requisição parcial do hospital, isso já na gestão Hingo Hammes. Querem saber qual foi a economicidade e outros benefícios para o município.

    Turismo de vingança

    Autoridades no setor lamentam que há mais de uma década, o Brasil patina em receber apenas 6 milhões de turistas estrangeiros por ano. Presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens, Magda Nassar aponta que a França recebe 90 milhões de turistas por ano, só para compararmos. Mas, o Brasil pode ser beneficiado – se souber usar – com uma modalidade que vai surgir na pós-pandemia: o “turismo de vingança”.  Já foi detectado que as pessoas que passaram tanto tempo em isolamento vão se vingar e fazer viagens mais longas e mais caras.

    Rotatória              

    Itaipava já poderia ter uma nova rotatória para desafogar o trânsito. O Bramil Supermercados doou dois terrenos avaliados em R$ 1 milhão para a prefeitura fazer a obra. E nas palavras do vereador Maurinho Branco “o ex-secretário de Obras, Ronaldo Medeiros, ficou sentado em cima do projeto” que, não saiu.

    Asfalto

    Falando em empresa ajudando o poder público, a cervejaria Cidade Imperial se comprometeu e vai fazer o asfaltamento do pórtico do Bingen até uma parte da Paulo Hervê como forma de compensar pelas intervenções feitas na sua sede e imediações. Daí que a prefeitura já pode tirar este trecho daquela lista de 59 ruas a serem asfaltadas e colocar outra no lugar.

    Contagem

    Petrópolis está há 140 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    A vista deslumbrante do Parque São Vicente pelas lentes de Louis Perry

    Jornada de Psicologia

    Estão abertas as inscrições para a IV Jornada de Psicologia do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto. O evento, gratuito e on-line, será realizado nos dias 28 e 29 de maio, das 8h às 12h. O objetivo é discutir questões pertinentes ao universo da ciência e da ciência da Psicologia, em suas faces teórica e aplicada. Para participar, basta acessar o site: www.unifase-rj.edu.br e se inscrever.

    Vale o alerta

    Tá rolando em todo o país, nas redes sociais, denúncias de médicos que atestaram comorbidades inexistentes em algumas pessoas para que elas fossem vacinadas. O Conselho Federal de Medicina já alertou que se comprovada a fraude o médico perde o registro.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas