• Em caso de nova eleição, disputa deve ter menos nomes; Leandro Azevedo e Elias Montes são pré-candidatos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/01/2021 15:49
    Por Janaína do Carmo

    Caso Petrópolis tenha novas eleições, a disputa deve ter menos nomes na corrida pela Prefeitura, na comparação com o pleito de 2020. Até o momento, apenas candidatos – Leandro Azevedo (PSD) e Elias Montes (PSL) – confirmaram o interesse em participar da etapa suplementar. O prefeito interino, Hingo Hammes (DEM), foi procurado pela Tribuna, mas até o momento, não obtivemos retorno.

    As eleições suplementares na cidade ainda não foram confirmadas e dependem da decisão final do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a situação de Rubens Bomtempo (PSB), candidato mais votado nas eleições de 2020. Ele está com os direitos políticos suspensos, e o seu recurso deve ser julgado pelo tribunal na primeira semana de fevereiro.

    Apesar de ter vencido a eleição, Bomtempo não pôde ser declarado prefeito eleito devido à decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que suspendeu seus direitos políticos. O caso não foi julgado pelo plenário do TSE e, com essa indefinição, quem assumiu a prefeitura no dia 1º de janeiro foi o presidente da Câmara de Vereadores, Hingo Hammes.

    No meio político, o nome de Hingo é citado como um dos possíveis candidatos. Em resposta à Tribuna, o prefeito interino disse que só irá se posicionar sobre uma possível candidatura quando houver a decisão final do TSE.

    Outro nome que também está sendo ventilado é o do ex-prefeito Bernardo Rossi (PL). Ele perdeu a eleição para Rubens Bomtempo, não conseguindo a reeleição. A Tribuna também tentou contato com Rossi, questionando sobre o interesse em disputar as novas eleições, mas, até o momento, não obtivemos retorno.

    Entre os dois pré-candidatos confirmados, até o momento, para uma possível nova eleição suplementar, estão o professor Leandro Azevedo e o policial rodoviário federal Elias Montes. Os dois participaram das eleições em novembro – ficando em terceiro e quarto lugares, respectivamente.

    “Me coloco mais uma vez à disposição do PSD para ser candidato e honrar os 23.719 votos que recebi na última eleição. Tenho toda autonomia do partido, sem coligações, o que me permite desenvolver políticas públicas para prestar um serviço de qualidade em nossa cidade dentro de um propósito para melhor gerir Petrópolis”, disse Leandro Azevedo. “Essas mais de 23 mil pessoas depositaram a confiança em mim”, ressaltou. Azevedo ficou em terceiro lugar nas eleições de 2020, perdendo a vaga para o segundo turno por apenas 204 votos de diferença para o segundo colocado, Bernardo Rossi.

    Outro possível candidato, Elias Montes também citou a expressiva votação – foram mais de 16 mil votos – como um dos motivos para tentar ser prefeito mais uma vez. “A própria possibilidade dessa nova eleição prova que Petrópolis precisa ser resgatada. Ando pelas ruas e vejo as pessoas desejando uma gestão em que elas possam participar e confiar. E é essa esperança que me move”, ressaltou. “Mais de 16 mil pessoas confiaram seu voto no projeto de cidade. Isso foi surpreendente até para mim, que, para falar a verdade, nunca pensei em ser candidato. Aceitei a missão porque sempre lutei contra a injustiça”, frisou Elias Montes.

    Caso o Tribunal Superior Eleitoral decida por novas eleições, caberá ao TRE convocar o pleito. Uma portaria do TSE definiu 10 datas: 7 de março, 11 de abril, 2 de maio, 13 de junho, 4 de julho, 1º de agosto, 12 de setembro, 3 de outubro, 7 de novembro e 5 de dezembro.

    Últimas