• Em ata, Fed diz que política acomodatícia e compra de ativos continuarão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/02/2021 17:21
    Por Gabriel Caldeira, Matheus Andrade, Gabriel Bueno da Costa e Francine de Lorenzo / Estadão

    Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) avaliam que a pandemia continua a causar problemas “tremendos” para a economia dos Estados Unidos e ao redor do mundo, e que políticas acomodatícias são relevantes para seguir levando renda para famílias e negócios. As visões estão na ata sobre a última reunião de política monetária do Fed, publicada nesta quarta-feira, 17.

    Para os dirigentes, a manutenção da política acomodatícia é “essencial” para fomentar retomada e inflação na meta, e ela deve prosseguir enquanto os objetivos de preços ao consumidor e de trabalho não forem atingidos.

    Os dirigentes decidiram manter a compra de ativos em US$ 120 bilhões ao mês até que seja verificado um “progresso” para alcançar as metas da autoridade monetária.

    Segundo a ata, o comitê do Fed segue monitorando o panorama da crise, e pode alterar suas políticas em caso de riscos para as metas.

    Os elementos observados envolvem: “saúde pública, condições do mercado de trabalho, pressão e expectativa inflacionária e condições financeiras nacionais e internacionais”, diz o documento.

    Últimas