• Em 3 anos, Petrópolis aumenta em 39,6% o número de MEIs

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/11/2022 02:26

    O mercado de trabalho na cidade também mudou de perfil como em todo o país. A explosão de microempreendedores individuais nestes três anos – a partir da pandemia da covid – é notória. Em dezembro de 2019 eram 24.925 MEIs. Hoje, a quantidade de empreendedores é de 34.818 pessoas, um aumento de 39,6%. Para se ter uma ideia deste universo, que trabalha por conta própria, atualmente Petrópolis tem menos de 70 mil pessoas desempenhando atividades com carteira assinada.

    Chuvas também afetaram

    Só este ano Petrópolis saltou de 32.680 MEIs para 34.818; isso até o dia 19 de novembro, um aumento de 6,5% em menos de 12 meses. Esse aumento também é explicado, além da pandemia, pela tragédia das chuvas que também subtraiu postos de trabalho e transformou assalariados em empreendedores.

    Mais empregados e maior faturamento

    O Brasil tem cerca de 14 milhões de MEIs ativos. Eles representam quase 70% das empresas em atividade, segundo o Ministério da Economia. E a tendência é de aumentar ainda mais. E com um novo perfil: o MEI que também emprega mais gente e que vira um microempresário. Está para ser votada no Congresso proposta que prevê passar dos atuais R$ 81 mil de faturamento por ano para R$ 144,9 mil. A nova lei, se aprovada, também permitirá a contratação de até dois empregados por MEI.

    O centenário do Cenip, o Colégio D. Pedro II, é comemorado hoje e um bailão marca a data a partir das 19h, no Clube Petropolitano.  O time de artistas que se apresenta é formado por ex-alunos da instituição. Uma das atrações é a Banda Tokaia. Mais tem ainda Banda Marcial Wolney Aguiar, Tribo de Gonzaga, Gabriel Silva e Guido Martini e banda. A produção é da Bem Cultural e da Tribo de Gonzaga, respectivamente dos ex-alunos Catarina Maul e Toni Madalena.

    O outro prédio

    Estes dias a gente perguntou aqui sobre um prédio no Floresta, com 40 apartamentos, que seriam direcionados a desabrigados, mas pagando com aluguel social. Isso porque quase na mesma época a prefeitura anunciou a compra do Abrigão da Floriano Peixoto que até hoje não foi ocupado porque precisa de reforma. E mandaram para a gente que este, do Floresta, já ta ocupado faz um tempão. Sem alarde e sem dar problema.

    Prejuízo

    Poxa, tava tão bacaninha aquela sinalização nova na Estrada União e Indústria que foi reformada… Aí veio uma carreta daquelas que ocupam toda a pista descendo lá do Carangola, passou ali e destruiu tudo. Tava só caquinho de olho de gato na via. Quem vai nos ressarcir?

    Mais fiscalização

    Agora que a Catedral esta novinha em folha, uma beleza de reforma que valorizou ainda mais a histórica construção e vem atraindo cada dia mais turistas, eis que o local precisa de mais atenção do poder público, principalmente no que se refere à fiscalização do estacionamento e o comércio ambulante ali nas proximidades.

    Campeonato de Xadrez

    Dias 03 e 04 de dezembro vai rolar o Campeonato Municipal de Xadrez, na Escola Professora Maria Campos, no Centro. O campeonato vai contar pontos na Federação de Xadrez do estado do Rio. Haverá premiação com troféus e medalhas. As inscrições podem ser feitas clicando neste link.

    O campeonato rola na Escola Municipal Professora Maria Campos que tem um xadrez gigante, para motivar a prática entre os jovens.

    É de lascar

    Na onda do boicote de bolsonaristas a eleitores de Lula pelo país, há um vídeo em redes sociais mostrando um conhecido churrasqueiro de Petrópolis comemorando a vitória do presidente eleito. E foi postado com o recado – com muitas adesões – de que ele não seja mais contratado por bolsonaristas.

    Já começou

    O verão ainda nem começou, mas as chuvas chegaram mais cedo e com elas a grita da população dos distritos. A falta de luz nos lugares mais afastados é um problema crônico e longevo em Petrópolis. Além de prejudicar os moradores ainda atrapalha bares, restaurantes e hotelaria nestes locais.

    Contagem

    Faltam 26 dias para o verão.

    Denunciado

    O Ministério Público Estadual confirmou que aportou na Promotoria de Investigação Penal de Petrópolis uma denúncia feita através da Ouvidoria do órgão contra um vereador da cidade. O procedimento foi aberto, mas a investigação corre em sigilo. As denúncias teriam partido de ex-assessores.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas