• Eleitores têm até quarta-feira para regularizar situação no TRE

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/04/2016 10:45

    Os cidadãos que estão com o título cancelado têm até a próxima quarta-feira (4) para regularizar a situação eleitoral. O prazo vale também para quem precisa tirar a primeira via do título de eleitor, transferir domicílio ou solicitar mudança para uma seção de acesso mais próximo de sua residência. Em Petrópolis, os cartórios das 29ª, 65ª, 85ª e 227ª zonas eleitorais estarão abertos em horário especial, das 9h às 19h. O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) ainda não fechou a lista com o número dos eleitores que já estão aptos para votar em outubro, mas tem uma estimativa de que 245 mil petropolitanos participem da votação para escolha de prefeito e vereadores. 

    Na manhã de ontem, às 11h, quando o cartório regional abriu as portas, uma fila já estava formada do lado de fora. A dona de casa Maria do Socorro Lacerda, que morava em Piabetá, elogiou o funcionamento do TRE de Petrópolis. “Foi superfácil a minha solicitação. Eu me mudei para Petrópolis há pouco tempo e vim até o TRE para me regularizar, fazendo minha transferência para a região”, completou.

    Em todo o Rio de Janeiro somente os eleitores de Niterói e Búzios devem votar com o sistema de identificação por impressão digital. Nos outros 90 municípios a eleição acontecerá com urnas tradicionais, mesmo naqueles que o recadastramento biométrico ainda está em andamento. Quem não fez a biometria pode votar normalmente, desde que esteja com a situação eleitoral regularizada. A recomendação para quem não fez a biometria é que aguarde até novembro, quando será reaberto o Cadastro Nacional de Eleitores. Para o caso de perda do título de eleitor, a solicitação da segunda via pode ser feita até as vésperas das eleições. O prazo final para esse caso é 22 de setembro. Porém, se a solicitação for feita após 4 de maio não será possível fazer nenhuma alteração, como dados pessoais ou endereço de votação. 

    As zonas eleitorais de Petrópolis funcionam na Avenida Ipiranga, 545, no Centro, próximo ao Instituto Social São José (ISSJ). O agendamento pode ser feito pela internet, pelo site do TRE ou pela Central de Atendimento Telefônico (21) 2533-6400, mas quem chegar à delegacia regional sem ter agendado poderá ser atendido em caso de desistência, disponibilidade de vaga ou até mesmo num “encaixe” nos intervalos dos atendimentos.


    Últimas