• Eleitores petropolitanos têm até 2022 para fazer o cadastramento biométrico

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/09/2019 15:35

    O eleitor que ainda não fez o cadastramento biométrico deve buscar o atendimento em uma Zona do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Embora o município de Petrópolis ainda não tenha a obrigatoriedade do cadastramento, a meta do tribunal é que até 2022 todos os eleitores do estado do Rio já tenham feito a atualização. Ontem, o TRE fez um mutirão em todo o estado para facilitar o atendimento. 

    Durante todo o dia, na sexta-feira (30), fila para o atendimento na 29ª Zona Eleitoral, na Avenida Ipiranga. Os eleitores que fizeram o agendamento prévio, puderam regularizar a situação. Os eleitores que já coletaram os seus dados biométricos no TRE no ano passado, ou os que tiveram os dados biométricos importados do Detran/RJ e conseguiram votar na última eleição, utilizando exclusivamente as digitais, estão dispensados do comparecimento. Mas quem não conseguiu acessar a urna utilizando a biometria, ainda precisa se certificar de que o processo foi concluído. O TRE-RJ disponibilizou um canal de consulta no site https://www.tre-rj.jus.br/ ou pela Central de Atendimento Telefônico (21) 3436-9000.

    Leia também: Liceu Cordolino Ambrósio terá 72 câmeras de segurança e sistema de biometria

    O agendamento para atendimento é feito pelo site do tribunal. No dia agendado, o eleitor deve levar o documento de identificação com foto, comprovante de residência (até três meses de emissão) e o título de eleitor (caso possua). Caso algum nome esteja abreviado na identificação, outro documento oficial contendo o nome completo por extenso deve ser apresentado. Além dos documentos indicados, os eleitores do sexo masculino com mais de 18 anos que foram tirar a primeira via do título devem também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (com foto). 

    Segundo o TRE, 48,84% do total do eleitorado (6.004.467 eleitores fluminenses) ainda não fizeram a biometria. Em 35 municípios fluminenses, o cadastramento é obrigatório. Em Petrópolis não há obrigatoriedade, mas de forma gradativa todos os eleitores são chamados a se regularizarem. 

     

    Últimas