• Eleições Suplementares: propaganda eleitoral fica restrita a partir desta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/09/2021 10:20
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A quinta-feira (9) foi o último dia para propaganda política mediante reuniões públicas ou de comícios e utilização de aparelhagem de sonorização, em Santa Maria Madalena e Silva Jardim. Já a sexta-feira (10) é o prazo limite para divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução, na internet do jornal impresso, de propaganda eleitoral.

    No sábado (11), véspera do pleito e último dia para a propaganda eleitoral, ainda é permitida a utilização de alto-falantes ou amplificadores de som entre 8h e 22h. Também pode haver distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata, desde que respeitadas as eventuais restrições impostas pelas autoridades públicas em decorrência da pandemia de Covid-19. Já o uso de carro de som é autorizado até 22h, apenas em carreatas, caminhadas e passeatas ou durante reuniões e comícios.

    No domingo (12), data das eleições suplementares para prefeito e vice em Santa Maria Madalena e Silva Jardim, é vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. Até o término da votação, às 17h, é proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. Nesse dia, somente é permitida ao eleitor manifestar individual e silenciosamente sua preferência por partido político, coligação ou candidato.

    Candidatos

    Três chapas disputam a Prefeitura em cada município e os eleitos neste domingo exercerão mandato até 31 de dezembro de 2024. Para informações sobre candidatos, acesse DivulgaCandContas e Estatísticas do Eleitorado, no site do TSE.

    Os resultados das eleições municipais podem ser acompanhados em http://divulga.tse.jus.br.

    Medidas sanitárias garantem voto seguro

    O TRE-RJ tomou uma série de medidas sanitárias para garantir o exercício do voto com segurança A primeira delas foi ampliar o horário de votação, com isso, as seções eleitorais começarão a funcionar mais cedo, das 7h às 17h. Além disso, o voto na urna eletrônica acontecerá sem a identificação biométrica, para que não haja superfície de contato em comum. A apresentação do documento de identificação ao mesário será feita à distância. É importante que o eleitor higienize as mãos com álcool em gel, que ficará disponível em cada mesa receptora de votos, antes e depois da votação. Nos locais de votação, o uso de máscara será obrigatório

    Os cartórios não informaram alteração de local de votação nos municípios, por isso, eleitoras e eleitores aptos a votar neste domingo (12) e que não tenham solicitado alteração do local de votação devem encaminhar-se aos mesmos locais em que votaram na eleição de 2020. É possível consultar o local de votação no site do TRE-RJ ou no aplicativo e-Título. No município da Região Serrana, existem 14 locais de votação, que abrigam 26 seções eleitorais. Já em Silva Jardim, as 52 seções eleitorais estão espalhadas por 13 locais de votação.

    Últimas