• Eleições no final do ano suprimem período de governo de transição

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/06/2020 00:01

    Eleições adiadas

    O novo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luis Roberto Barroso, já admite adiamento das eleições. Seria o primeiro turno no dia 15 de novembro e, o segundo, dia 06 de dezembro. Prefeitos não sendo reeleitos, o adiamento das eleições deixa quase tempo nenhum para governo de transição, que é fundamental para que os novos gestores conheçam em que pé vão receber as administrações públicas.  

    Ônibus na Covid

    O vereador Marcelo Silveira já vinha cobrando do governo que agisse na questão dos ônibus. Ele relata que a higienização entre as viagens não está mais acontecendo e a lotação também é uma realidade ainda que as empresas neguem. O afastamento dos rodoviários com suspeita de infecção pelo coronavírus também é outra questão.  “Meu amigo Jiló, motorista de ônibus, está internado”, disse ele. 

    Pressão

    Empresários petropolitanos querem fazer mais uma pressão em cima do prefeito Bernardo Rossi.  Lamentaram o recuo na reabertura do comércio no dia 08 e começaram a se manifestar contrários nas redes sociais. O segundo passo é ir para as ruas. 

    Breno Morais apresenta “A Casa é Sua”, nas redes sociais da Prefeitura e no Youtube do Home Studio Casa 08. São episódios semanais com música e entrevistas, destacando o melhor da cultura da cidade.

    Injustiça

    Pesquisa divulgada pelo IBGE mostra que, embora ao longo de 2019 os homens tenham participado mais das funções domésticas, o trabalho mais pesado, como cozinhar ou limpar a casa, permanece nas costas das mulheres. Com mais funções em casa, as mulheres têm menos tempo para se dedicar ao trabalho remunerado. A carga horária semanal das mulheres empregadas ou com trabalho informal tem cinco horas a menos do que os homens. Mas não quer dizer que elas trabalhem menos.  Somando a jornada dupla em casa, as mulheres trabalham três horas a mais por semana. 

    Freio

    O governador Wilson Witzel anunciou que pretendia retomar as atividades econômicas do no dia 15, ainda que o Estado tenha maior número de mortes que a China, por Covid-19.  Aí, no sábado, antecipou tudo e baixou decreto permitindo o retorno de mais atividades. E ainda contrariando as recomendações do Ministério Público e Defensoria Pública que apontaram a necessidade de estudo técnico que mostre que há evidências, cientificamente comprovadas, que o retorno de comércio e serviços seja seguro. 

    Máscaras

    O governo do Estado do Rio está autorizado a firmar convênios com associações e cooperativas de costureiras para a fabricação de máscaras de tecido para a população e aventais para médicos e enfermeiros. A Alerj aprovou a lei e o governador Wilson Witzel sancionou. O objetivo da legislação é remunerar as costureiras que hoje já fazem voluntariamente a confecção das máscaras. O estado vai comprar das cooperativas e distribuir as máscaras de graça. 

    Testagem em massa

    Estes testes rápidos da Covid-19 em Petrópolis tão igual cabeça de bacalhau. Ninguém vê. Já chegaram duas levas do Estado, noves fora, tem uns cinco mil testes na cidade e a prefeitura não diz quantos foram usados…

    Salvação

    O Hospital Clínico de Corrêas e o Hospital Nossa Senhora Aparecida salvaram a pátria, no caso Petrópolis, nesta pandemia da Covid- 19. Juntos, eles chegam a 82 leitos de UTI, número até maior do que um grande hospital de campanha. O prefeito Bernardo Rossi devia mandar erguer um busto em homenagem ao médico Marcos Paulo Cordeiro, dono das unidades. Ambas são particulares e se conveniaram com a prefeitura pelo SUS. 

    Prestação de contas

    A Câmara devolveu, nos últimos meses, R$ 2,8 milhões para a Prefeitura, com o objetivo de que o recurso fosse usado na Saúde.  Seria muito bacana que os vereadores, agora, mostrassem como foi usado este dinheiro, uma prestação de contas fundamental. 

    Colégio militar

    E a unidade do Estado, um colégio militar, que seria instalado em Petrópolis? Passou um ano e nunca mais ouvimos falar no assunto…

    Não pode

    Sebastião Médici, que acumula as funções de procurador e controlador do município,  segundo seus colegas, virou o cara do “não”. Não autoriza na-da! Será que ele tem medo de ser escalado para fazer defesas do governo em lives? A primeira que ele fez bombou…

    Registro belíssimo do Trono de Fátima ao entardecer de um dia de Outono. Célia d’Azevedo mandou bem nesta imagem!

     

     

     

    Últimas