• Eleições 2020: Tribuna entrevista o pré-candidato a prefeito Paulo Mustrangi sobre mobilidade urbana

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  • 09/08/2020 08:00

    Paulo Roberto Mustrangi de Oliveira é pré-candidato pelo Solidariedade. É brasileiro, casado, aposentado, nascido e residente no Bairro Itamarati. É bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis. Foi vereador, presidente da Câmara, deputado estadual e prefeito da cidade entre 2009 e 2012. Desde 2015 Trabalha com a família na empresa de massas artesanais que criou, no Itamarati.   

    As últimas obras estruturais, que interferiram diretamente na mobilidade urbana foram a duplicação da Barão do Rio Branco e da Rua Bingen, na década de 70. Desde então, Petrópolis não teve avanço na sua estrutura viária.  Como sua gestão vai tratar a mobilidade urbana?

    O meu governo deixou vários projetos aprovados, para captar recursos a fim de melhorar a mobilidade urbana. Hoje esses valores representam cerca de 200 milhões em investimentos na logística urbana da nossa cidade. Vou recuperar esses projetos e estabelecer parcerias com a iniciativa privada e outras esferas de poder, para realizar estas intervenções tão necessárias à nossa cidade.

    Petrópolis tem hoje um Plano de Mobilidade Urbana, o primeiro da cidade e que dá as diretrizes para o setor até 2029.  Qual será sua prioridade na execução do plano de mobilidade? A ausência de melhorias na BR-040, principalmente, a falta nova pista, pode interferir na execução do plano de mobilidade? Como será tratada a questão do estacionamento rotativo e ciclovias?

    O Plano já é um avanço, mas carece de dados complementares para a sua execução. É preciso ter metas concretas para colocá-lo em prática. Todas as fases do plano são importantes mas o transporte público é essencial para a dinâmica econômica e social da cidade. É necessário democratizar o acesso aos serviços e implementar novos modais.Quanto a BR040, é preciso ter uma ação política conjunta para resolver de vez esta situação que se arrasta há anos.

    As empresas ônibus da cidade reclamam de queda de passageiros, que seria um dos motivos para o preço atual da tarifa. Por outro lado os usuários reclamam de ônibus cheios, filas e poucos  horários. Existe a concorrência do transporte por aplicativo e o fato dos moradores estarem  usando mais carros e motos, o que aumenta os gargalos no trânsito. Como equilibrar este cenário e melhorar o trânsito na cidade?

    Este é um desafio. No meu governo tivemos a experiência de fazer o maior investimento em transporte público da história da cidade. Vai ser preciso estabelecer uma forte parceria para trazer novos investimentos e garantir um modelo de transporte que assegure a viabilidade econômica do sistema associada ao conforto, agilidade e segurança da  nossa população.

    A mobilidade urbana requer a conservação e modernização das vias da cidade. Nos distritos, há duas situações:  escoamento de produção rural em ruas  ainda de terra batida e engarrafamentos nas áreas urbanas por conta dos veranistas e turistas.  Em toda a cidade, de uma forma geral, há cobranças por pavimentação. Como investir em pavimentação e, principalmente, fazer a manutenção das vias com os recursos de orçamento da prefeitura?

    No meu governo asfaltamos mais de 70 km de vias públicas e garantimos a manutenção viária em toda a cidade. Vou montar nova equipe técnica para elaborar projetos e captar novos .recursos e com isso fazer os investimentos necessários, para melhorar o sistema viário da nossa cidade.

    Ouça a entrevista completa em podcast:

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