• Eleições 2020: o troca-troca dos partidos

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/04/2020 12:24

    Com o fim do prazo para a filiação partidária, o troca-troca dos partidos movimentou os corredores da Câmara Municipal de Petrópolis e revelou um novo cenário político na cidade. A data limite, segundo o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terminou na sexta-feira (4) e o cenário no Legislativo mudou. Agora, o prefeito Bernardo Rossi conta com nove vereadores aliados para concorrer as eleições prevista para outubro.

    Dos 15 vereadores, apenas quatro não trocaram de partidos: Ronaldo Ramos que não trocou o PSB, Marcelo Lessa que continua no SD, Antônio Brito que permanece no Republicanos e Justino do RX que não se desfiliou do MDB. Todos os outros parlamentarem trocaram de partido e, em julho, após as convenções, podem anunciar as candidaturas para as reeleições.

    O Partido Liberal (PL) foi o que mais ganhou filiados: agora são cinco – Márcio Arruda (que deixou o PR), Silmar Fortes (que deixou o MDB), Relojão (que saiu do PRP), Maurinho Branco (que se desfiliou do PP) e Marcelo Chitão (que deixou o PTB). O PSB foi o partido que mais perdeu filiados, passando de três (Leandro Azevedo que foi para o PSD; Marcelo Pró-Deficiente que se filiou com o MDB) para apenas um, Ronaldo Ramos, que não trocou de partido.

    Esta terça-feira (7), segundo o calendário do TSE, é o último dia para que os partidos publiquem no Diário Oficial da União as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações. Também a partir do dia 7 é vedado aos agentes públicos fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição. O calendário completo das eleições 2020 está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.

    Veja como ficou a composição da Câmara de Vereadores

    Gilda – MDB para PSD

    Leandro – PSB para PSD

    Jamil – PDT para PSC

    Hingo – PTB para DEM

    Justino Raio-X –  MDB para MDB

    Márcio Arruda – PR para PL

    Silmar – MDB para PL

    Dudu – Patriota para MDB

    Relojão – PRP para PL

    Maurinho – PP para PL

    Marcelo Chitão – PTB para PL

    Marcelo Pró-deficiente –  PSB pro MDB

    Ronaldo Ramos – PSB pra PSB

    Marcelo Lessa –  SD pra SD

    Antônio Brito – Republicanos para Republicanos

    Últimas