Eleições 2020: o troca-troca dos partidos
Com o fim do prazo para a filiação partidária, o troca-troca dos partidos movimentou os corredores da Câmara Municipal de Petrópolis e revelou um novo cenário político na cidade. A data limite, segundo o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), terminou na sexta-feira (4) e o cenário no Legislativo mudou. Agora, o prefeito Bernardo Rossi conta com nove vereadores aliados para concorrer as eleições prevista para outubro.
Dos 15 vereadores, apenas quatro não trocaram de partidos: Ronaldo Ramos que não trocou o PSB, Marcelo Lessa que continua no SD, Antônio Brito que permanece no Republicanos e Justino do RX que não se desfiliou do MDB. Todos os outros parlamentarem trocaram de partido e, em julho, após as convenções, podem anunciar as candidaturas para as reeleições.
O Partido Liberal (PL) foi o que mais ganhou filiados: agora são cinco – Márcio Arruda (que deixou o PR), Silmar Fortes (que deixou o MDB), Relojão (que saiu do PRP), Maurinho Branco (que se desfiliou do PP) e Marcelo Chitão (que deixou o PTB). O PSB foi o partido que mais perdeu filiados, passando de três (Leandro Azevedo que foi para o PSD; Marcelo Pró-Deficiente que se filiou com o MDB) para apenas um, Ronaldo Ramos, que não trocou de partido.
Esta terça-feira (7), segundo o calendário do TSE, é o último dia para que os partidos publiquem no Diário Oficial da União as normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações. Também a partir do dia 7 é vedado aos agentes públicos fazer revisão geral da remuneração dos servidores públicos que exceda a recomposição da perda de seu poder aquisitivo ao longo do ano da eleição. O calendário completo das eleições 2020 está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral.
Veja como ficou a composição da Câmara de Vereadores
Gilda – MDB para PSD
Leandro – PSB para PSD
Jamil – PDT para PSC
Hingo – PTB para DEM
Justino Raio-X – MDB para MDB
Márcio Arruda – PR para PL
Silmar – MDB para PL
Dudu – Patriota para MDB
Relojão – PRP para PL
Maurinho – PP para PL
Marcelo Chitão – PTB para PL
Marcelo Pró-deficiente – PSB pro MDB
Ronaldo Ramos – PSB pra PSB
Marcelo Lessa – SD pra SD
Antônio Brito – Republicanos para Republicanos