• Égua com sinais de maus-tratos morre à espera de resgate em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/06/2020 19:20

    Uma égua que estava solta há meses nas margens da Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues, em Itaipava, morreu nessa quinta-feira (11). Desnutrida e com sinais de maus-tratos, o animal estava caído em um terreno próximo à entrada do Vale do Cuiabá. Pessoas que passavam pelo local acionaram protetores dos animais para fazer o socorro. Segundo uma protetora, o Curral Municipal também foi acionado, mas ela foi informada de que não havia funcionários de plantão para fazer o resgate. A Prefeitura nega que tenha sido feito o pedido de ajuda.

    Uma pessoa que passava pelo local fez um vídeo do animal caído. Nas imagens é possível vê-lo agonizando. Ana Cristina Ribeiro, da AnimaVida, disse que assim que recebeu as imagens entrou em contato com o curral solicitando ajuda. Segundo ela, o funcionário que atendeu a ligação informou sobre a inexistência de profissionais de plantão e que ele estava no local apenas para atender o telefone. 

    A pedido da Animavida, a Horse Center foi até o local para fazer o atendimento médico, mas a égua já havia morrido. Segundo Ana Cristina, as profissionais que fizeram a avaliação disseram que o animal estava extremamente magro, com as mucosas pálidas, anemia e com muitos carrapatos. 

    Essa égua foi identificada como sendo a mesma que foi abandonada às margens da Estrada Philuvio Cerqueira Rodriges, em um terreno baldio. Há imagens da égua feitas em fevereiro deste ano, nas quais ela aparenta sinais de maus-tratos. O terreno é particular, mas constantemente é invadido por proprietários dos cavalos que vivem nas redondezas. Esta, no entanto, não recebia nenhum tipo de cuidado. Várias denúncias foram feitas ao Curral Municipal, mas o animal não foi resgatado. 

    A Tribuna vem desde o ano passado noticiando denúncias de moradores da região sobre o abandono de animais de grande porte na Estrada Philuvio Cerqueira Rodrigues. Os denunciantes dizem que os animais são maltratados e utilizados como moeda de troca.   

    A Prefeitura foi questionada, e negou que tenha sido feita solicitação, nessa quinta-feira, de ajuda para o resgate deste animal. Atualmente, o curral abriga dois cavalos. Segundo a Prefeitura, um deles passa por tratamento para a retirada de carrapatos. O outro está com o estado de saúde bom. O telefone do Curral é o (24) 2222-7560.

    Últimas