Educador lança livro sobre Empatia neste sábado
A nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em vigor desde 2020, traz algumas competências de caráter socioemocional como componentes obrigatórios para serem trabalhados em sala de aula. Uma destas competências é a empatia, uma palavra que se tornou recorrente, mas ainda usada de maneira equivocada, como explica Julio Cesar Teixeira de Freitas, que lança o livro “Empatia para a Guerra ou para a Paz? Educando para uma Empatia Universal”, neste sábado (4), às 16h, no Restaurante Briza, no Centro.
“A empatia não é a solução de todos os problemas. A empatia não é lúdica, não é um instrumento mágico que, quando tocado, acaba com todo o egoísmo e transforma inimigos em grandes companheiros. É necessário compreender a empatia de uma maneira mais ampla e menos romantizada e desenvolver uma nova empatia, uma empatia universal”.
Julio Cesar de Freitas é mestre em Educação pela Universidade de Lisboa e professor do curso de Administração do Colégio Pedro II. Ele desenvolveu um modelo para aplicar e desenvolver a empatia e propõe cerca de 20 exercícios que podem ser usados em sala de aula, dinâmicas de grupo, entre outros cenários.
O lançamento do livro com tarde de autógrafos será neste sábado, às 16h, no Restaurante Briza, localizado na Avenida Sete de Abril, 583, Centro.
Após o lançamento, o livro será vendido na Editora Vozes, na Rua do Imperador, 60 – Petrópolis.