Educação inicia entrega de kits pedagógicos para alunos da rede
A Secretaria de Educação iniciou nesta semana a distribuição de kits contendo materiais pedagógicos para os alunos da rede municipal de ensino. Esses kits são montados com materiais como lápis de cor, cadernos e canetas, entre outros, de acordo com a fase de escolaridade do aluno. O objetivo é que sejam usados para dar suporte aos estudantes durante a realização das atividades disponibilizadas online através da plataforma Educa em Casa, enquanto as atividades presenciais estão suspensas. Ainda não há previsão de retorno das aulas em Petrópolis.
A entrega dos kits às famílias está sendo feita pelas próprias escolas, que também são responsáveis por organizar a distribuição de modo a evitar a disseminação da Covid-19. Com data e hora marcada, a secretaria orienta aos pais que mantenham o distanciamento entre si, utilizem máscas de proteção e álcool em gel para higienizar as mãos sempre que necessário. Cada aluno da rede municipal de ensino receberá um conjunto de itens.
Os kits para alunos do pré-escolar contêm agenda escolar, dois apontadores com depósito, 2 borrachas, dois cadernos de desenho de 96 folhas, canetinhas (12 unidades), duas colas brancas, três caixas de colas coloridas (caixas com 6 unidades), giz de cera (caixa com 12 unidades), dois conjuntos de lápis de cor (caixas com 12 unidades), quatro lápis, duas caixas de massa de modelar, uma pasta transparente, um pincel, uma tesoura e uma caixa de tinta guache (6 unidades). Nos conjuntos do ensino fundamental – anos iniciais – há, além de apontador, borracha, lápis de cor, canetinhas e grafite, calculadora e cadernos brochurão (80 folhas). No dos anos finais também há esquadros e, nos conjuntos da EJA, régua, transferidor e caderno universitário.
A Escola Municipal Robert Kennedy, na Castelânea, foi a primeira unidade de ensino a receber os kits nessa segunda-feira (20) – 313 no total. Os materiais escolares foram comprados em 2019 com recursos do município, no valor total superior a R$ 2,5 milhões, por meio de um processo de licitação criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No entanto, os mais de 40 mil kits só foram entregues agora.
Maria de Lourdes Motta, avó da Vitória (10 anos) e Sofia (7 anos), ficou feliz com o material recebido. “Toda ajuda é importante. Minhas netas estão fazendo as atividades e vão usar tudo, tenho certeza’, contou