• Educação física: vereador pede abertura de concurso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/07/2017 11:20

    Parte dos alunos do primeiro segmento da educação básica da rede municipal de ensino estão sem aulas de educação física. Apesar da disciplina ter se tornado obrigatória, em 1996, a carência de profissionais da área, no quadro de funcionários da Secretaria de Educação está prejudicando muitos estudantes.

    Uma indicação legislativa do vereador professor Leandro Azevedo, pedindo a realização de um concurso público para suprir a demanda, foi votada e aprovada na Câmara Municipal, na semana passada e agora aguarda as providências do Poder Executivo. 

    “Atualmente, a Secretaria de Educação enfrenta uma carência desses importantes profissionais, principalmente para atender a demanda nas series inicias nas escolas, assim como na Superintendência de Esporte e Lazer e Secretaria de Saúde, para atender, inclusive, os postos de saúde. Somente a partir da contratação de novos professores, será possível resolver essa carência. Muitos estudantes estão sem essa disciplina, o que, na minha opinião, atrapalha muito o desenvolvimento deles”, explica o vereador. 

    A Lei Federal 9.394/96, que dispõe sobre a educação básica, prevê que a educação física deve estar presente em toda educação básica, o que ainda não acontece em Petrópolis. Em muitas escolas, de acordo com o Vereador, parte dos alunos do primeiro segmento não contam com a disciplina.

    Na gestão passada, um total de 38 profissionais da área foram convocados e contratados atendendo parte da demanda.  

    “O direito ao desporto é um direito constitucional e além de regulamentado pela Lei Federal de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, está previsto ainda no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Sua aplicação na educação também está amparada pela Lei 6.503/77”. 


    Últimas