• Educação é Amor: método ensina uma nova forma de trabalhar a habilidade musical

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/09/2016 07:00

    Renata e Roberta Jordão, ambas formadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Regência orquestral e Piano, respectivamente, se especializaram  Método Suzuki através de Cursos oferecidos em Lima – Peru; Buenos Aires – Argentina, e Campinas – São Paulo. Ambas aprofundaram seus estudos musicais também na Europa. Agora elas trazem todo o conhecimento no assunto para ser aplicado em Petrópolis. 

    Reconhecido e aclamado mundialmente, o método Suzuki de ensino musical vem crescendo rapidamente em todas as regiões do Brasil. Também conhecido como o “Método da língua Materna”, foi criado por Shinichi Suzuki, no Japão, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, e se baseia no princípio de que toda criança é capaz de aprender a tocar um instrumento musical. Assim como, de maneira natural e espontânea, a criança aprende a falar seu idioma nativo, Suzuki observou que, aplicando o mesmo processo e considerando a música como uma linguagem, ela também poderia aprender seu “idioma musical” com a mesma facilidade e rapidez. O cultivo do caráter e do espírito humano através da música representa um dos objetivos principais do Método, embora a excelência musical desenvolvida pelo aluno seja uma conseqüência natural desta filosofia de ensino. Em suas próprias palavras: “A música existe com o propósito de cultivar um coração admirável”.

    A eficácia do Método possibilitou sua rápida propagação pelo mundo, e no Brasil, seu desenvolvimento em larga escala levou recentemente à criação de uma Associação de caráter nacional, a AMSBrasil (Associação Musical Suzuki do Brasil). Através do Studio Suzuki Petrópolis, as professoras Renata Jordão e Roberta Jordão (certificadas pela Suzuki Association of the Americas – SAA), trabalham atualmente na formação de alunos de violino e piano, trazendo a crianças (a partir de três anos), adolescentes e adultos a oportunidade de aprender música através deste Suzuki.

    No Brasil, a dupla já desenvolveu projetos sociais, como a formação da Orquestra de violinos do Centro Cultural Cartola, na Comunidade da Mangueira, Rio de Janeiro e a criação da Orquestra Nova Sinfonia, abrangendo as Comunidades Cidade de Deus, Vargem Grande e Vargem Pequena, situadas na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

    Antes de abrir o Estúdio em Petrópolis, Renata atuou em Barcelona como professora de violino e Roberta como professora de piano em Buenos Aires, onde trabalharam com o Método Suzuki de forma particular e em Escolas de Música.

    Atualmente pretendem, através do Studio Suzuki Petrópolis, difundir a música e os ideais deste método, formando não somente músicos de excelência, como também “seres humanos de sentimentos nobres”, segundo as palavras do seu criador, Shinichi Suzuki.


    Últimas