Economia Solidária: artesãos expõem seus trabalhos no calçadão do Cenip
Já está funcionando, no calçadão do Cenip, o circuito de feiras de economia solidária itinerantes, que é realizado através do Fórum Municipal de Economia Popular Solidária. A ação tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social e Cidadania (Setrac).
Ao todo, cinco barracas foram montadas para a comercialização dos trabalhos feitos pelos artesãos, como bolsas de tecidos personalizadas, cestas feitas de jornais, pulseiras e panos de prato, entre outras peças feitas à mão. Neste primeiro dia do circuito, os artesãos também comercializaram quitutes como cuscuz, bolos de laranja, balas de coco e quindins.
“A economia solidária é uma política pública que tem avançado bastante em Petrópolis e o nosso compromisso é garantir a estes trabalhadores que são de grande importância para a cidade os espaços para que possam expor os trabalhos”, explicou a secretária de Trabalho e Assistência Social e Cidadania (Setrac), Fernanda Ferreira, lembrando que, no início deste mês, a Prefeitura inaugurou a Feira de Artesanato do Palácio Sérgio Fadel. “Esse é mais um local para os artesãos comercializarem os seus produtos”.
A artesã Maria Lucia falou da importância do trabalho artesanal. “Desde criança eu sempre gostei de artesanato. Venho de uma família de artesãs e, hoje, trabalhar em prol da economia solidária é muito gratificante. Trabalhamos em equipe e isso nos motiva para que todos possam compartilhar dessa experiência incrível de criar artesanato”.
“Estou achando muito interessante trabalhar com artesanato. Já freqüentava as reuniões, mas esta é a primeira vez que estou aqui expondo os trabalhos”, disse a artesã Ana Cristina.
A recepcionista Luciana Lima, falou sobre o trabalho dos artesãos. “Eu considero um trabalho muito especial, eles se dedicam ao máximo para deixar tudo muito bonito. É um trabalho que deve ser valorizado”, disse Luciana.
As próximas exposições estão marcadas para o dia dois de março, no calçadão do Colégio Cenip, e dia oito, na Praça Dom Pedro.