• e-Sports esquenta oferta de vagas de trabalho e faz universidade da Flórida mostrar as possibilidades de carreira para brasileiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2021 15:00
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    O e-Sports se mostra um mercado de trabalho promissor e uma boa oportunidade para os que querem transformar essa atividade, inicialmente de lazer, em uma profissão. Durante a pandemia o Brasil conquistou o titulo de 3º maior mercado do setor no mundo atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O setor cresceu 80%, movimentou R$1 bi, e para 2021 já cria vagas de trabalho e estágio na área de criação de games e faz a universidade da Florida, Full Sail University oferecer atividades gratuitas e bolsas de estudo para alunos brasileiros.

    A instituição resolveu investir, inspirar alunos da região e transformar a diversão em profissão. Para isso abriu a programação gratuita de 2021 para alunos brasileiros e também para quem está fora da área e precisa reciclar para empreender. Para esse mês, a universidade anuncia três bolsas de estudos. Além disso, encontros semanais on-line todas as quartas e quinta-feira para mostrar os bastidores todos do mercado de games, animação, música, designer, artes e 3 D.

    A decisão da instituição foi pautada pelo pico de ofertas para o segmento. A startap Goowit – tender do desempregado, registra que o país obteve ofertas de postos de trabalho na área. O número abrange empregos, estágios e serviços de freelance. São Paulo é a cidade com maior quantidade de oportunidades de games com 52,5% do total, seguida por Rio de Janeiro, Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS).

    Estima-se que, na quarentena, houve um aumento de 30% na receita. Em 2020, no Brasil, mais de 20 milhões já são simpatizantes dos jogos eletrônicos e com toda essa admiração o e-Sports deve chegar na casa do R$ 1 bilhão, segundo o instituto de pesquisa internacional Newzoo.

    No mundo, o setor movimentou em 2020 mais de US$ 120 bilhões, cresceu 80% durante a pandemia e de acordo com isso, espera-se um alto crescimento na movimentação no mercado de games em 2021, chegando perto de US$124,8 bilhões consequentemente, além do aumento das vagas de trabalho.

    Os cinéfilos não ficam de fora. A universidade traz todas as quinta-feira Guilherme Ganineo para antecipar os lançamentos e as novidades da Netflix, Disney Plus, HBO, além das tendências e bastidores do mercado de games, musical e cinematográfico no resumo da semana.

    Os professores brasileiros também estão recebendo a atenção da universidade. A instituição está treinando gratuitamente os educadores de todas as escolas. O curso ensina o uso de tecnologia na sala de aula, processos de gamificação como incorporá-los na rotina da escola, o uso de transmídia, de música e elementos do audiovisual em classe.

    Para Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University, responsável pelo acesso aos alunos brasileiros à universidade da Florida e ao aumento de audiência nos eventos online e serie de webnars gratuitos voltados para as áreas de entretenimento digital, mídias sociais, artes e tecnologia, o cenário estimula esse investimento. “O Mercado global de mídia e entretenimento digital. vai movimentar US$ 2,23 trilhões em 2021. No Brasil, a indústria deverá gerar receita de US$ 43,7 bilhões em 2021, revela estudo da PwC. Números que colocaram Brasil no foco na universidade americana Full Sail”, finaliza.

    Últimas