Duas horas de espera: Procon autua agências bancárias da Rua do Imperador por demora no atendimento
O valor da multa deve ultrapassar R$ 500 mil
O Procon Petrópolis autuou duas agências de um mesmo banco localizadas na Rua do Imperador. A decisão foi tomada após fiscalização na tarde desta terça-feira (26) constatar a espera de clientes na fila por até duas horas, do lado de fora, embaixo do sol. O órgão não informou em qual agência ocorreu o caso. A instituição financeira também será multada e o valor deve ultrapassar os R$ 500 mil.
“Não existe mais a obrigação de distanciamento e, mesmo assim, os clientes estavam do lado de fora das agências, sem acesso às senhas, aguardando por até duas horas. Além disso, constatamos que apenas 30% dos terminais eletrônicos estavam em funcionamento”, afirmou o coordenador do Procon, Fafá Badia.
Por lei municipal, os atendimentos em agências bancárias devem ser realizados, no máximo, em 15 minutos em dias normais. Em vésperas de feriados ou após feriados prolongados, não pode ultrapassar 30 minutos. A última regra ainda é prevista em lei estadual.
“Continuamos a cobrar que as agências de Petrópolis cumpram a legislação municipal e estadual, em respeito ao cliente. No caso do banco fiscalizado hoje, as multas vão aumentar, já que ainda não estão surtindo o efeito esperado”, disse Badia.