Dose de reforço: saiba quando e qual vacina você poderá tomar

23/nov 20:15
Por Luana Motta

A Secretaria de Saúde abriu no último domingo (21), o agendamento para aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 18 anos no município. A medida é uma orientação do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde(SES). Além disso, a novidade é que o tempo de intervalo entre as doses diminuiu de seis para cinco meses. Agora, você sabe qual vacina vai receber na dose de reforço? 

De acordo com a Secretaria de Saúde, seguindo as orientações do Governo Federal e Estadual, a terceira dose está sendo aplicada no esquema de vacinação heterólogo, ou seja, diferente das primeiras doses aplicadas. Então, todas as pessoas que receberam as duas doses de CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca vão receber na dose de reforço a vacina Pfizer ou AstraZena. 

Veja como fica:

  • Para quem recebeu as duas doses de CoronaVac:

Pode receber mais uma dose de Pfizer ou AstraZeneca; 

  • Para quem recebeu as duas doses da Pfizer:

Pode receber mais uma dose de AstraZeneca;

  • Para quem recebeu as duas doses da AstraZeneca:

Pode receber mais uma dose de Pfizer.

Já em relação à vacina Janssen, que antes era aplicada em dose única, agora também será aplicada em segunda e terceira dose, de acordo com a nova orientação do Governo Federal. O Ministério da Saúde informou à Tribuna que as doses da Janssen foram entregues pela farmacêutica nos dias 18 e 22 de novembro. O imunizante vai passar por uma análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS), que deve durar em torno de 20 dias. Se liberadas, as doses serão distribuídas aos estados e municípios após esse prazo. O município aguarda essas orientações para definir como será a aplicação das novas doses do imunizante. 

Outra novidade, anunciada pelo Ministério da Saúde, é a antecipação da segunda dose da Pfizer para 21 dias. A Secretaria de Saúde vem adotando um calendário para a antecipação de pessoas já vacinadas no município. Nesta terça-feira, foi liberada a antecipação da segunda dose da Pfizer para as pessoas que receberam a primeira até o dia 15 de outubro. 

Até a segunda-feira(22), de acordo com o município, 27.067 pessoas receberam a dose de reforço na cidade. Na segunda-feira, 424 pessoas receberam a dose de reforço e 400 fizeram agendamento para receber o reforço nesta terça(23) – número semelhante ao dos agendamentos registrados para quarta.  

  • Quem pode se vacinar em Petrópolis: 

1º dose: 

Cadastro segue aberto para todas as pessoas maiores de 12 anos

2ª dose 

Não é necessário cadastro, basta retornar ao posto em que recebeu primeira

Dose de reforço

Cadastro a partir de 21/11 para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há mais de 5 meses.

Últimas