• Dono de terreno no Quitandinha é autuado por crime ambiental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 31/01/2017 16:50

    Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente autuou na segunda-feira, dia 30, o dono de um terreno na Rua Heitor Archiles, no Quitandinha, após os moradores da região denunciarem o corte ilegal de árvores. De acordo com relatório dos técnicos que foram ao local, houve o corte irregular de pelo menos nove árvores nativas e uma espécie de samambaia considerada em extinção. O proprietário tinha licença ambiental que permitia apenas a remoção da vegetação rasteira. 

    "Havia uma permissão para a remoção da vegetação rasteira do terreno, algo que consideramos como uma limpeza do local. Após denúncias, viemos e constatamos o corte irregular de nove árvores nativas e ainda uma espécie de samambaia que está em extinção. Não podemos permitir que essa remoção de árvores continue", explicou o biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Ives Jaensch. 

    O dono do terreno será autuado por infração ambiental e pode perder a licença que permite a remoção da vegetação rasteira. Ele tem um prazo de 20 dias para apresentação da defesa.

    Corte de árvores é autorizado na Estrada da Cachoeira

    A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente autorizou o corte de uma árvore exótica de grande porte na Estrada da Cachoeira, Rua C, no número 33, em Araras. Também foi permitida a retirada de uma árvore em via pública. Todas elas estão em risco eminente de queda. O pedido aconteceu após a queda de um eucalipto, na tarde de domingo (dia 29), que atingiu a rede elétrica e deixou a região sem luz por mais de 12 horas. Além da energia, a rua ficou fechada por 16 horas. Na segunda-feira, uma equipe da Enel fez o corte da árvore e liberou o trânsito.

    “Existem diversos pedidos de corte de árvores e estamos atendendo aquelas que entendemos como prioridade. Os moradores passaram por um susto muito grande, então achamos coerente que nossos técnicos fossem ao local avaliar os riscos e permitir o corte”, explicou o futuro secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio.

    Últimas