Domingo é dia de Enduro Imperial em Itaipava
No próximo domingo (25) acontece a etapa petropolitana da Copa MXF Rio, torneio estadual de enduro de moto de regularidade. A largada dos 310 pilotos inscritos será às 9h, no Parque Municipal Paulo Rattes, dando sequência a um percurso de 118 quilômetros que começa em Itaipava e passa por Pedro do Rio, Araras, Secretário, Fazenda Inglesa, Moinho Preto e Carangola. Além da competição, o evento oferece para os visitantes música ao vivo com uma banda de blues, food trucks e exposições.
Após 15 anos sem receber uma competição, Petrópolis retornou ao calendário estadual do enduro no ano passado. A etapa da cidade foi considerada um sucesso pelos organizadores, que estimaram a presença de mais de mil pessoas em 2017. Wenderson "Nenel”, um dos responsáveis pelo torneio, destacou o apoio da Prefeitura para que a competição retornasse para a cidade.
“O espaço do Parque Municipal é excelente para os competidores e também para o público que vai acompanhar o evento. Petrópolis é uma cidade que precisa estar no calendário nacional de competições de motociclismo, tem todo o potencial para isso. Também agradeço o apoio da Prefeitura, que sempre demonstrou vontade em receber a competição”, disse Wenderson.
“Nosso objetivo é explorar o potencial da cidade para receber etapas, copas e competições esportivas. A gente quer aumentar o número de eventos do calendário esportivo no ano que vem, buscando também crescer a variedade de modalidades oferecidas” garante Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer do município.
Neste ano, a Copa MXF Rio já foi realizada em Quatis, Santa Rica de Jacutinga, Além Paraíba, Seropédica, Rio Bonito, Casemiro de Abreu, Rio das Flores, Magé e Rio Preto. O evento em Petrópolis encerra a programação do torneio.
Enduro Imperial vai movimentar a economia da cidade
Para o trade turístico, os eventos esportivos como a Copa MXF Rio movimentam o setor. “Temos procurado sempre firmar parcerias para trazer para Petrópolis eventos que aqueçam nossa economia, ocupem quartos de hotéis e pousadas e movimentem o comércio. Costumamos receber, em casos como esse, muitos atletas de fora da cidade e que nunca vêm sozinhos. É uma maneira de deixar a cidade sempre ocupada também na baixa temporada”, frisa o secretário da Turispetro, Marcelo Valente.