• Dom Joel irá presidir a celebração e procissão da Paixão do Senhor na tarde desta sexta

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/mar 12:13
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta sexta-feira (29), às 15h, o bispo de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado irá presidir a celebração da Paixão do Senhor, na Catedral São Pedro de Alcântara, e em seguida a procissão pelas principais ruas do Centro Histórico. Na noite desta quinta-feira (28), o bispo diocesano presidiu a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-pés, na Catedral, que contou com a participação de crianças e adultos. No início de sua homilia, Dom Joel voltou a pedir que todos vivessem estes dias da Semana Santa como um grande retiro. 

    “A Semana Santa precisa ser vivida em espírito de retiro. Mesmo que a vida hoje esteja mais agitada, mesmo que nem todas as pessoas à nossa volta, em nossa casa tenham a mesma fé, participem da mesma crença, nem por isso, nós devemos deixar de lado esse espírito de retiro”.

    O bispo continua afirmando que “se em outros tempos nós éramos ajudados com toda uma mudança no ambiente exterior, agora, muita coisa precisa acontecer no nosso coração. E se há um ato mais livre é o ato da oração. Você pode rezar em qualquer lugar, em qualquer situação, por isso, nós somos convidados a viver a Semana Santa em espírito de retiro, em espírito de oração para que, ao chegarmos a Páscoa, nós possamos estar mais perto de Jesus, compreendê-lo um pouco mais, amá-lo um pouco mais, imitá-lo um pouco mais. Esse é o grande segredo, eu diria a grande proposta da Semana Santa”.

    Dom Joel ressaltou ainda que cada celebração da Semana Santa vai dando um passo, fazendo uma pergunta e mostrando quem é Jesus. Em sua homilia, o bispo responde à pergunta feita no Domingo de Ramos, porque o povo mudou de postura, pois num dia aclamava Jesus e no outro, pede a sua condenação. Segundo o bispo, a resposta está no desejo que o povo tinha de ter um messias que iria promover uma revolução, fazendo com os invasores o mesmo que tinham feito com eles.

    Na verdade, segundo Dom Joel, Jesus ao celebrar a última ceia mostrou que ele veio para servir e não para ser servido e por isso lavou os pés dos Apóstolos, ao mesmo tempo que instituiu a Eucaristia. Esse gesto de Jesus, segundo o bispo, contrariou todos os desejos de um povo que sofria com os invasores e a mudança que eles queriam, não era pelo amor, mas pela vingança.

    Ainda segundo o bispo diocesano, somente com o bem se vence o mal e se acaba com a violência com o amor. Ele levou todos a refletirem ainda sobre nossas atitudes, quando somos contrariados e agredidos, pedindo que cada um pensasse nos primeiros pensamentos que tinham e o desejo de responder. Dom Joel afirmou que o cristão, o verdadeiro discípulo de Cristo, fica envergonhado com os pensamentos ruins ou atitudes contrárias ao amor.

    Últimas