Dom Joel Portella define atual momento da sua vida com a palavra “gratidão”
“Minha palavra, nesses últimos tempos, tem sido praticamente uma só: gratidão. Às pessoas que, em algum momento, estiveram comigo, com certeza me ouviram falar em gratidão. Eu não encontro outra palavra a ser dita. Por isso, eu a repito agora e, ao que tudo indica, vou repetí-la ainda muitas outras vezes”. Foi assim que o novo bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Joel Portella Amado, definiu o momento vivido atualmente.
Nomeado no dia 31 de janeiro, Dom Joel tomou posse no sábado (09), como o sexto bispo da Diocese. Em suas falas, lembrou, também, do dia em que foi nomeado, quando, seguindo o exemplo do Papa Francisco ao ser eleito Sumo Pontífice, pediu: “rezem por mim!”. Em sua homilia, além de pedir orações pelo seu ministério, pediu a ajuda de todos para que possa conhecer cada um, transformando “nomes e mensagens, em rostos, corações e abraços”, e frisou “me mostrem como vocês vivem a alegria do Evangelho”.
Dom Joel Portella não esconde sua alegria e admiração pelos sacerdotes, lembrando sempre a felicidade que teve dois dias depois de sua nomeação, se encontrando com o clero durante o curso. Em sua homilia de posse disse “padres, me mostrem – como, aliás, já têm feito – a alegria que significa responder ao chamado vocacional e poder, como diz a Escritura, servir às pessoas nas coisas de Deus, ainda que sejamos frágeis, limitados. Afinal, é naquele que nos chamou que somos fortes. Só nele!”.
Dom Joel Portella Amado nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro de 1954. Ordenado presbítero em 1982, 30 anos depois, desempenhou diversas funções como padre, sendo Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982-1991); Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991-2014); Pároco da Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro. (2016 – 2016); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral.
Em sua trajetória, além de pároco, foi membro do Instituto Nacional de Pastoral (2008-2012); Membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014-2016); Membro do Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. Ele é ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014-2016); Professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora da elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB.
Em 7 de dezembro de 2016 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019 em Aparecida (SP), Dom Joel Portella foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cargo que exerceu por quatro anos.