• Dom Joel Portella Amado toma posse neste sábado como o sexto bispo da Diocese de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/mar 15:03
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Dom Joel Portella Amado toma posse, neste sábado, às 8h30, na Catedral São Pedro de Alcântara, como o sexto bispo da Diocese de Petrópolis. Desde a sua nomeação, Dom Joel tem feito duas afirmações: “gratidão a Deus e ao Papa Francisco” e “rezem por mim”, manifestando sua alegria por assumir a Diocese, que ele considera ter sido um grande presente que recebeu da Igreja. Atualmente, antes de sua nomeação para Petrópolis, Dom Joel Portella, em 2023, foi eleito presidente da Comissão Episcopal da CNBB para Doutrina da Fé e bispo sinodal.

    Nascido no Rio de Janeiro, em 02 de outubro de 1954, Dom Joel Portella se diz um apaixonado pela cidade, onde descobriu sua vocação sacerdotal, foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião e agora, bispo de Petrópolis. Na missa de despedida da Arquidiocese, que foi carinhosamente denominada “missa de envio”, na Paróquia Santa Rosa de Lima, na Barra da Tijuca, no dia 3, Dom Joel afirmou que sai do Rio, “mas o Rio não sai de mim”, numa demonstração de respeito às suas origens.

    Sobre sua nomeação para Petrópolis, no dia 31 de janeiro, Dom Joel Portella resumiu: “ganhei um grande presente”. Com o bom humor carioca, aproveitou o comentário do Administrador Diocesano, Monsenhor José Maria Pereira, que brincou com os sobrenomes Paixão e Amado, e disse: “sai o Paixão e chega o Amado”. Foi com esta frase que o Administrador Diocesano ressaltou o quanto Deus está sendo bondoso com a Diocese, pois manifesta seu amor até no nome dos bispos.

    A posse do novo bispo acontece na Catedral de Petrópolis, onde Dom Joel Portella será recepcionado pelo Conselho de Consultores, pelo Administrador Diocesano e o Chanceler da Cúria Diocesana, acompanhado do Arcebispo Metropolitano, Dom José Francisco Rezende Dias, Arcebispo de Niterói. Após o momento de recepção na porta da Catedral, todos seguem com o bispo eleito de Petrópolis até o sacrário, onde fará uma breve oração, e depois, visita o túmulo dos bispos Dom Manoel Pedro da Cunha Cintra e Dom José Fernandes Veloso, sepultados na Catedral. Após este momento se dará a celebração com o rito de posse.

    Dom Joel Portella Amado foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982, na cidade do Rio de Janeiro, e como padre desempenhou diversas funções, dentre elas: Pároco nas Paróquias Jesus Ressuscitado e Nossa Senhora da Vitória (1982-1991); Paróquia Nossa Senhora da Vitória (1991-2014); Pároco da Catedral de S. Sebastião do Rio de Janeiro (2016 – 2016); Vigário Forâneo, Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, Coordenador de Pastoral e Vigário Geral.

    No seu ministério sacerdotal, além de pároco, foi membro do Instituto Nacional de Pastoral (2008-2012); Membro da equipe de reflexão teológico-pastoral do CELAM (2014-2016); Membro do Cabido Metropolitano e nomeado Capelão de Sua Santidade, pelo Santo Padre Bento XVI. Ele é ainda membro da Academia Luso-Brasileira de Letras (2014-2016); Professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora da elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB.

    Em 7 de dezembro de 2016 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019, em Aparecida (SP), Dom Joel Portella foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, cargo que exerceu por quatro anos.

    Últimas