• Dom Joel celebra Missa do Crisma na manhã desta quinta na Catedral

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/mar 20:31
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Dom Joel Portella Amado, bispo da Diocese de Petrópolis, preside a missa do Crisma ou dos Santos Óleos, nesta quinta-feira (28), às 9h, na Catedral São Pedro de Alcântara, quando benze os óleos usados nos sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos. Durante a missa, o clero diocesano reafirma o voto de obediência ao bispo, ato feito durante a ordenação sacerdotal.

    A Missa do Crisma é uma das celebrações que deve ser presidida pelo bispo diocesano e este foi um dos motivos que levou Dom Joel a desejar que sua posse fosse no dia 9 de março, para que pudesse celebrar a Páscoa com a Diocese de Petrópolis. Com esta missa e a celebração da noite, quando em todas as igrejas católicas é lembrado o momento da instituição da Eucaristia e o momento que Jesus lavou os pés dos Apóstolos, é aberto o Tríduo da Paixão e Morte de Cristo.

    Dom Joel comenta que a Semana Santa, iniciada com o Domingo de Ramos, seria importante que fosse vivida como um grande retiro e, no domingo, dia 24, durante sua homilia na Catedral de Petrópolis, sugeriu que os fiéis participassem da missa ao longo da semana. De acordo com ele, somente acompanhando as leituras da semana santa é possível compreender a mensagem de Jesus, que se entrega à morte de cruz para salvação da humanidade.

    Os óleos que são benzidos na missa são: Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.

    Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.

    Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

    Últimas