Dois índices ainda estão com bandeira roxa, sinalizando risco muito alto
O Governo do Estado atualizou, há pouco, a classificação de risco por município. No quadro geral, Petrópolis está na bandeira vermelha, que sinaliza risco alto, a segunda mais grave na escala. A variação de óbitos e a taxa de ocupação dos leitos de UTI, no entanto, inspiram um cuidado ainda maior: esses dois indicadores estão na bandeira roxa, de alto risco, a mais grave.
+ Clique e confira os dados do Mapa de Risco por município
No cômputo geral, a cidade teve bandeira verde – risco muito baixo – apenas no que tange à variação do número de casos. Apresentou risco moderado com relação aos leitos de enfermaria e alto risco no tempo de esgotamento dos leitos de UTI e no índice de novos testes positivos para covid.
Entorno
Em praticamente todas as cidades do entorno, a bandeira é roxa, o que indica situação de risco muito alto. Essa é a situação da cidade do Rio, Niterói, Magé, Teresópolis e Areal.
Além de Petrópolis, a bandeira vermelha – de alto risco – está em cidades como Duque de Caxias, São José do Vale do Rio Preto, Três Rios, Paraíba do Sul e Levy Gasparian.
Estado
As regiões Serrana e Metropolitana 1 – que incluem a capital e a Baixada – estão na bandeira roxa. Na região Metropolitana 2 – que inclui municípios como São Gonçalo, Maricá e Itaboraí – a bandeira é vermelha. Em alto risco também estão a Baixada Litorânea, o Norte-Fluminense, o Noroeste, o Centro-Sul, o Médio Paraíba e o Litoral-Sul.