Começa vacinação contra a covid em Petrópolis: veja, em vídeo, como foi

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/01/2021 17:12
    Por Janaína do Carmo

    Os primeiros petropolitanos tomaram as doses da vacina contra o coronavírus na tarde desta terça-feira (19). O local escolhido para o dia histórico foi o Trono de Fátima. Veja como foi, em vídeo:

    O idoso Mario Cezar Wendling Nobis, de 76 anos; e a auxiliar de enfermagem Maria de Fátima dos Passos, de 57, deram o pontapé inicial na campanha de vacinação na cidade. Mario é hipertenso e vive no Lar Nossa Senhora Aparecida. Maria de Fátima também é hipertensa e trabalha no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) há 14 anos.

    “Agradeço a Deus e a Nossa Senhora de Fátima que nos dão força. E a luta vai continuar! Vamos pra frente. Lembro dos meus pacientes, dos pacientes que perdi… É muita recordação que fica marcada, pois estamos na linha de frente. Não foi fácil. A luta foi grande desde o dia 20 de março. A vacina é uma esperança para todos nós, mas é bom avisar: continuem com a máscara, álcool em gel, não façam aglomeração”, disse, emocionada, Maria de Fátima. “A vacina significou a garantia de viver”, disse Mário.

    De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, idosos que vivem em asilos, profissionais da saúde que estão na linha de frente no atendimento a covid e pessoas com deficiência que estão institucionalizados são o público alvo desta primeira etapa.

    O prefeito interino, Hingo Hammes, agradeceu o Governo do Estado e o Ministério da Saúde. A vacinação volante, de acordo com o prefeito interino, começa nesta quarta-feira (20). “Hoje foi uma vacinação simbólica, com a bênção do Trono de Fátima, para marcar esse momento histórico. Espero que possamos, enfim, vencer a covid”, disse o prefeito interino, lembrando a necessidade de manter as medidas de distanciamento social.

    O governo do Estado enviou nesta terça-feira 4.905 doses da vacina. A expectativa agora é para a chegada do segundo lote para que essas pessoas tomem a segunda dose da vacina.

    A vacina que está sendo aplicada na cidade é a CoronaVac. O imunizante está sendo produzido em parceria com o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac Biotech.

    Últimas