• Dois dos 9 grupos do IPCA tiveram quedas de preços em maio, revela IBGE

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/jun 12:50
    Por Daniela Amorim / Estadão

    Dois dos nove grupos que integram o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registraram deflação em maio, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

    Os recuos ocorreram em Transportes (queda de 0,37%, impacto de -0,08 ponto porcentual) e Artigos de Residência (-0,27%, impacto de -0,01 ponto porcentual).

    Na direção oposta, os preços subiram em Habitação (com aumento de 1,19%, uma contribuição de 0,18 ponto porcentual para o IPCA do mês), Educação (0,05%, impacto de 0,00 p.p.), Alimentação e Bebidas (0,17%, impacto de 0,04 p.p.), Despesas Pessoais (0,35%, impacto de 0,04 p.p.), Saúde e Cuidados Pessoais (0,54%, impacto de 0,07 p.p.), Comunicação (0,07%, impacto de 0,00 ponto porcentual) e Vestuário (0,41%, impacto de 0,02 ponto porcentual).

    Regiões

    Em maio, 15 das 16 regiões investigadas pelo IBGE registraram altas de preços.

    O resultado mais brando foi verificado em Rio Branco, a única estabilidade (0,00%), enquanto o mais elevado ocorreu em Brasília, com aumento de 0,82%.

    Últimas