• Documentação irregular dificulta a venda, desvaloriza o imóvel e gera prejuízos ao corretor

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/10/2020 09:25

     

    Uma grande imobiliária de São Paulo fez um levantamento e constatou que 20% dos imóveis expostos à venda na capital paulista não tem a negociação concretizada em decorrência de complicações na documentação e que essas irregularidades geralmente só são descobertas na hora em que o Corretor encontra o pretenso comprador.


    Os problemas mais comuns, de acordo com o levantamento realizado, são débitos por falta de pagamento do IPTU e taxas de condomínio; escritura e registro irregulares; e imóveis em processo de inventário, alguns se arrastando ou parados há anos. Também existem casos cujo problema é relacionado ao nome do proprietário do imóvel, como dívidas trabalhistas, previdenciárias e fiscais.


    Essa situação não acontece só em São Paulo, mas em todas as cidades do país, talvez até em maior quantidade em alguns delas, gerando constrangimentos, perda de tempo e prejuízos financeiros aos interessados no imóvel e, especialmente, aos Corretores.


    Vale salientar que um imóvel com a documentação regularizada tende a valorizar e ter mais liquidez, implicando negociações mais rápidas. Bem por isso o melhor seria o dono regularizar qualquer pendência antes de procurar o Corretor, e o profissional, por sua vez, só iniciar a promoção de qualquer negócio após a prévia análise da documentação, para ter certeza de que não existem problemas que possam gerar perda de tempo ou impossibilitar a negociação. 


    Na fase da captação, portanto, o Corretor deve solicitar ao proprietário ao menos uma cópia da escritura para conferir se o imóvel está no nome dele e registrado, bem como verificar se existem débitos referentes a IPTU. O ideal seria providenciar também uma Certidão de Matrícula no Registro de Imóveis.
     


    Fonte: Portal Bastidores do Mercado – Professor Frederico Mendonça.

     

    UNICRECI 100% DIGITAL NA PANDEMIA – INSCRIÇÕES ABERTAS

     

    A UNICRECI, Universidade Corporativa do Creci-RJ está com diversos cursos disponíveis de maneira online, devendo o corretor interessado se inscrever pelo site. Para participar, acesse o site da Unicreci (www.creci-rj.gov.br/universidadecorporativa), e se inscreva gratuitamente. Vagas limitadas!

     

    ANIVERSARIANTES DA SEMANA:

     

    Dia 04: Abner Moreira da Silva – Creci 6.394, Angela Dias de Arruda Camara – Creci 71.831, Bernardo Castilho da Costa – Creci 55.400;

    Dia 05: João Ferreira – Creci 13.415, Milton Bravo Gonçalves – Creci 12.424, Gilvan Carneiro da Silva – Creci 32.932, Luciana Raposo de Carvalho – Creci 68.915, Tiago Balbino – Creci 63.872;

    Dia 07: Fernando Fernandes de Assis Araujo – Creci 59.239, Alex Magalhães Antunes – Creci 31.036, Jane Maria da Silva Flores Zine – Creci 46.155;

    Dia 10: Jhullyenie de Oliveira Souza Carvalho – Creci 66.074.

     

    Nossos parabéns a todos vocês!

    Últimas