Doações caem 50% no banco de Sangue do Hospital Santa Teresa
O Banco de Sangue do Hospital Santa Teresa informou que o número de doadores caiu em 50% nos últimos dias. Em razão da greve dos caminhoneiros, que chegou ao seu oitavo dia nessa segunda-feira (28), muitas pessoas mudaram sua rotina e, consequentemente as doações de sangue diminuíram muito.
Para normalizar a situação e melhorar o estoque, o Banco de Sangue vem buscando apoio de instituições do município, porém a resposta não tem sido positiva. Rodrigo Moreira, assessor do banco, ressalta que a doação semanal é fundamental para evitar o risco da perda de validade de determinados componentes do sangue. As plaquetas, por exemplo, têm validade de 5 dias apenas.
Os estoques no Banco de Sangue do Santa Teresa já estavam baixos devido à queda das temperaturas, que tradicionalmente afasta os doadores nesta época do ano.
“Pedimos que os doadores que moram no centro ou que tenham acesso mais fácil ao Hospital Santa Teresa, que compareçam ao banco de sangue ao longo da semana para doar”, pediu Rodrigo Moreira
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender a essa demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em pronto-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.
O Banco de Sangue Santa Teresa está localizado no Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, Bingen. O local possui estacionamento próprio e também conveniado. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355.