• Do velho ao novo: saiba mais sobre os móveis laqueados, nova tendência em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/09/2021 16:36
    Por Redação / Tribuna de Petrópolis

    Quase todo mundo tem aquele móvel antigo que com o tempo vai se desgastando e ficando feio e sem vida. Se os donos já fizeram ao menos uma mudança, então, o desgaste é inevitável. Por isso, quando o lustra-móveis caseiro não funcionar mais, vale investir em uma restauração, até para que o móvel fique mais com a cara do atual dono. Neste contexto, existem vários métodos que fazem mais do que simplesmente lixar e envernizar, e realizam restaurações super criativas. Entre elas, está a laqueação, uma tendência que está em alta em Petrópolis. Nela, uma tinta automotiva é aplicada sobre o móvel com um compressor – um processo parecido com o utilizado pelas montadoras para pintar carros.

    Existem vários estilos de restauração, desde o básico – que mantém a cor original com tinta e verniz – até um revestimento mais descolado. A pintura garante sucesso total para os móveis, tanto no quesito técnico quando no quesito beleza. Ela proporciona acabamento uniforme nas peças, sem emendas ou outros detalhes que ficariam aparentes com outros tipos de pintura.

    O laqueador José Augusto Lepsch, que atua no ramo há 20 anos, explica que o produto se origina de uma resina retirada de alguns tipos de plantas encontradas no extremo oriente, onde, em conjunto com outros componentes, se transforma em uma pintura que proporciona resistência e melhores acabamentos as peças. “A laca (pintura) que utilizamos hoje sofreu algumas modificações, mas, não perdeu sua essência, continua sendo uma das melhores opções de acabamentos já vistas. Atualmente, a tinta utilizada na pintura laqueada possui os mesmos componentes utilizados em pinturas automotivas, ou seja, a resistência e a durabilidade das peças são inquestionáveis”, explicou o profissional.

    Em geral todos os tipos de móveis de madeira, como sofás, cadeiras, escrivaninhas, mesas, guarda-roupas, entre outros, podem ser restaurados. Ainda de acordo com Augusto, antes de tudo, o móvel é lixado e recebe um isolante que corrige as imperfeições da madeira e cria uma película para que o material não entre em contato direto com a tinta. “Em geral, o acabamento laqueado fica bem brilhante, mas existem outras opções para diferentes tipos de cômodos que podem deixar o móvel com uma cara mais antiga, envelhecida ou desgastada. É possível até criar efeitos tridimensionais”, pontuou.

    A laca sempre existiu, no entanto, acabou perdendo um pouco de espaço em decorrência da modernização. Mas, ela voltou com tudo e virou tendência. Em Petrópolis, o trabalho pode ser realizado na A&A Laqueados, situada na Rua Elisia Mussel Peixoto, 415, Caxambu. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (24) 98801-9117 (também WhatsApp), Instagram @augustoulaqueador, ou ainda no endereço de e-mail augusto_laqueador@hotmail.com.

    Últimas