• Do impresso à transformação digital: Tribuna completa um ano nas plataformas online

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/03/2021 20:17
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Há um ano, a Tribuna de Petrópolis rompia as barreiras do noticiário regional para levar informação, notícias e boas histórias para o Brasil e o mundo. No dia 23 de março, a Tribuna completa um ano de formato totalmente digital. Com mais de 11,8 milhões de acessos dentro e fora do país, o jornal se tornou referência no jornalismo digital e, especialmente, referência em credibilidade, qualidade, e confiabilidade dos seus leitores.

    No domingo do dia 22 de março de 2020, foi publicada a última edição do jornal impresso, após quase 119 anos de circulação. O salto em busca da modernidade foi ousado, mas muito certeiro para um jornal que preza pela qualidade de conteúdo e adaptabilidade às novas realidades.

    O responsável por essa transformação é Francisco de Orleans e Bragança, que, desde década de 1970, quando assumiu a direção do jornal, vem promovendo grandes mudanças, como a informatização do jornal impresso nos anos 1990. E, quase 20 anos depois, é o responsável pela reestruturação de todo o Grupo Tribuna de Petrópolis, com a edição digital, a implantação de um estúdio de mídias na Tribuna FM e as mudanças na Gráfica Sumaúma.

    A Tribuna FM ganhou um novo estúdio de mídias para transmissão da programação em todas as plataformas.

    “Essa é uma tendência que já era vista há dois anos. Estávamos vendo o aumento pela procura na internet. Pensamos em vários modelos, um deles era tornar o jornal semanal. Mas o custo era praticamente o mesmo da edição diária. Então, resolvemos mudar de uma vez. Ao mesmo tempo que investimos no formato digital, investimos em um novo site e em um novo estúdio de mídias para a rádio Tribuna FM”, disse Francisco.

    O Grupo Tribuna foi premiado por uma empresa internacional, junto com outras sete empresas de comunicação do Brasil, com um investimento para sua modernização. Neste ano, o site ganhou uma roupagem nova: mais leve, moderno e rápido, acessível em todas as plataformas, na palma da mão, por smartphone, tablet e computador.

    “Durante esse um ano da Tribuna de Petrópolis digital foram implementadas novas funcionalidades ao site para dar mais confiança e rapidez, com servidores no exterior e resposta de acesso imediatas. Contamos com várias ferramentas para medirmos a audiência, bem como os interesses dos nossos leitores. Temos os classificados digitais, que podem ser feitos diretamente pelo site com pagamento pelo Mercado Pago, o que garante total segurança ao usuário”, explica Cristiane Stadler, gerente de TI do Grupo Tribuna de Petrópolis.

    Tribuna Digital está presente em vários estados e em mais de 10 países

    A Tribuna Digital alcançou, em um ano, mais de 11,8 milhões de acessos às reportagens, artigos e classificados. Hoje, o conteúdo alcança não apenas grande parte das cidades do estado do Rio de Janeiro, mas também as cinco regiões do país, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

    E levando conteúdo de Petrópolis também para outros países. Entre os dez que mais acessaram o site da Tribuna, estão os Estados Unidos, com 114 mil acessos de leitores / internautas; 43 mil em Portugal; 12 mil na Noruega; 6,4 mil nos Emirados Árabes; 6,1 mil na Argentina; 4,2 mil no Canadá; 4,1 mil na Alemanha; e 4,1 mil na França.

    “O jornal impresso limitava a distribuição de seu conteúdo ao espaço físico, e o compartilhamento de informações se dá apenas por meio da comunicação verbal entre os leitores. Já no meio virtual, não há barreiras para que o nosso conteúdo alcance vários usuários, uma vez que o conteúdo está disponível nas páginas da web e também pode ser compartilhado nas redes sociais, isso se estende em relação ao alcance das notícias também, internautas do Brasil e do mundo inteiro acompanham o nosso site, temos diversos acessos mensais de Portugal, Itália e principalmente Estados Unidos”, disse Guilherme de Sá Pister Martins, gerente de marketing do Grupo Tribuna.

    Esse alcance se dá também pelas redes sociais. A Tribuna hoje está no Facebook, Instagram e Twitter, o que aproxima o leitor da informação de um jeito mais informal e possibilita também a interação com o jornal.

    Após a reestruturação do site, a pesquisa orgânica se tornou muito mais simples para os leitores, e fez o tempo de permanência no site subir de 2m30s no ano passado, para 4m30s neste ano – o que confirma a credibilidade no conteúdo do Grupo Tribuna de Petrópolis.

    Se antes, no impresso, os classificados eram um grande chamariz, no digital o acesso é ainda melhor. Para quem deseja fazer um anúncio, o processo se tornou ainda mais simples, e pode ser feito sem sair de casa, com pagamento pelo Mercado Pago. E para quem está em busca de uma oportunidade, pode consultar aquela sonhada vaga, aquela oportunidade de compra e venda de novos e usados, há qualquer hora ou lugar.

    “A Tribuna de Petrópolis sempre buscou se modernizar e ser ponto de referência em relação às ferramentas tecnológicas. Com o encerramento da circulação do jornal impresso, voltamos todos os nossos esforços para apresentar ao leitor uma maneira agradável de continuar lendo a Tribuna, por isso, os investimentos no portal digital passaram a ser prioritários. Neste um ano, conseguimos entregar um novo site, mais moderno e dinâmico, e pelos números que nos são apresentados, estamos no caminho certo, nossa audiência é excelente. São quase 120 anos de história, onde a Tribuna sempre esteve, e está, presente junto ao petropolitano”, disse Norberto Mello, gerente do Grupo Tribuna.

    Últimas