• Dnit publica edital de licitação para recuperação da Estrada União e Indústria

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  • 31/07/2019 18:43

    Dez anos depois de ter sido condenado na Justiça o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) publicou esta semana o edital da licitação para contratação da empresa que fará a recuperação da Estrada União e Indústria. O projeto prevê obras em um trecho de 25 km entre a Avenida Barão do Rio Branco e o distrito de Pedro do Rio. O investimento é de cerca de R$ 52 milhões e a previsão é de que as intervenções comecem até o fim deste ano.

    O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) e, de acordo com o texto, a licitação é por modalidade eletrônica. A a abertura das propostas acontece no dia 22 deste mês. Vencerá a empresa ou consórcio que oferecer o maior desconto do valor total da concorrência. Ainda segundo a publicação, as obras devem ser concluídas em um ano.

    O projeto prevê a sinalização de todo o trecho, obras de contenção e drenagem, implantação de rotatórias e pontos de ônibus, recuperação de toda pavimentação e das calçadas. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Fiorini, na próxima semana haverá um encontro entre representantes da prefeitura e da Superintendência do Dnit para análise do projeto.

    “A prefeitura tem algumas pequenas propostas de intervenções em alguns trechos da União e Indústria. Este encontro será para apresentar esses projetos, para que sejam incluídos no projeto. Quase tudo que foi proposto pelo governo municipal está no edital publicado, mas ainda temos alguns ajustes”, comentou Fiorini, agradecendo ao deputado Vinicius Farah, que participou das inúmeras reuniões no Dnit para a publicação do edital.

    Leia também: Prefeitura cobra do DER manutenção de estradas na Posse e na Serra Velha

    Há uma década o processo da reforma da União e Indústria vem se arrastando. Em 2009, a Justiça determinou que o Dnit fizesse um projeto de recuperação da estrada, o que não ocorreu e rendeu uma multa de R$ 14 milhões ao órgão. Em 2011, um projeto foi elaborado, mas não saiu do papel. Em 2016, uma licitação chegou a ser realizada, no entanto a empresa vencedora abriu mão do contrato e a segunda colocada não teve interesse na obra. Após a conclusão dos trabalhos, a estrada passará a ser de responsabilidade do governo municipal, conforme decisão judicial. 

    De acordo com a Companhia Petropolitana de Trânsito (CPTrans) 25 mil veículos passam pelo trecho diariamente. “Teremos uma média de quase 100 mil pessoas beneficiadas com essa obra quando ela estiver concluída”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha. “A revitalização é extremamente importante porque a estrada também é muito utilizada por empresas para escoamento de suas produções, ou seja, interfere no desenvolvimento econômico de toda a cidade. Continuaremos acompanhando os trâmites para garantir que a intervenção atenda às necessidades da nossa cidade”, concluiu Marcelo Fiorini. 

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