• DNIT fará novas intervenções na União e Indústria para melhorar acessos e mobilidade em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/nov 08:45
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis | Foto: Divulgação

    A Estrada União e Indústria, principal via de acesso a Itaipava e aos distritos de Petrópolis, passará por novas obras para melhorar a segurança e o fluxo de veículos. As intervenções foram confirmadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) durante reunião com o movimento Unidos Por Itaipava (UNITA), que apresentou demandas de melhorias para a região.

    Na reunião, o superintendente do DNIT no Rio de Janeiro, Fernando Luiz Correia, informou que algumas solicitações da UNITA, focadas em acessibilidade, serão contempladas em uma nova etapa de obras. Entre as intervenções estão o alargamento da via em frente ao terminal de ônibus de Corrêas, ajustes no Trevo de Bonsucesso e melhorias no Trevo de Pedro do Rio, áreas consideradas críticas tanto para motoristas quanto para pedestres.

    “A Estrada União e Indústria é vital para nossa região, e as melhorias anunciadas são essenciais para garantir mais segurança e fluidez no trânsito. A reforma recente, que teve um custo de R$ 40 milhões, realizada pelo governo federal, deixou de fora intervenções de mobilidade nos pontos que ainda apresentam gargalos. O DNIT está empenhado em realizar essas ações iniciais, e nossa meta é manter um diálogo contínuo com o órgão para que mais intervenções, como a construção de uma rotatória em frente ao Bramil, sejam viabilizadas”, explicou Alexandre Plantz, presidente do UNITA.

    Plantz destacou que, embora as intervenções ocorram em trechos além de Itaipava, elas impactam diretamente o distrito. O alargamento da via em frente ao terminal de Corrêas, por exemplo, vai facilitar o tráfego para quem vem do Centro e reduzir retenções, com ônibus utilizando a pista central.

    Ele também ressaltou que o encontro gerou uma expectativa positiva quanto a outras soluções para a estrada, que possui 26 quilômetros entre a Barão do Rio Branco e Pedro do Rio, e recebe cerca de 25 mil veículos diariamente, incluindo ônibus, caminhões e carros de serviço. Além de Plantz, participaram da reunião Homero Brantes, coordenador do Serviço de Operações Terrestres, e Wanderson Lopes da Silva, coordenador de engenharia do DNIT no Estado do Rio.

    Além das intervenções imediatas, a reunião discutiu o andamento de outros projetos de infraestrutura, como a possível ligação entre a BR-040 e a BR-495, estrada que conecta a região a Teresópolis. Para essa obra, o DNIT já iniciou o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), e o projeto poderá ser realizado com financiamento federal, estadual, municipal ou por meio de uma colaboração entre os diferentes entes.

    Últimas