• DNIT estuda alterações no projeto da União e Indústria, que incluem rotatórias em Corrêas e Nogueira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/11/2021 18:02
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que está analisando a proposta de mudança no projeto de revitalização da Estrada União e Indústria.  Entre as alterações estão previstas duas rotatórias em Corrêas e duas no trecho de acesso a Nogueira.

    De acordo com o órgão, as adequações solicitadas pelo município podem ser viabilizadas, desde que não incorram em desapropriação ou supressão vegetal. O governo interino chegou a anunciar na semana passada que o DNIT liberou mais R$ 10 milhões para o projeto, mas o Governo Federal não confirmou a informação à Tribuna. 

    Na última sexta-feira (19), técnicos do órgão federal, da JDS Engenharia e Consultoria e da Santa Luzia Engenharia e Construções, que executam a obra na rodovia, percorreram os pontos onde as principais revisões foram solicitadas. A visita foi acompanhada pelo diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Luciano Moreira, e pelo vice-presidente da Comissão de Trânsito da Câmara de Vereadores, Maurinho Branco (DEM).

    “Um dos pontos que apresentamos foi a necessidade de instalação de uma rotatória ou faixa de retorno no trecho da antiga Montreal e outra similar, próxima ao acesso à rua Visconde de Taunay, depois da ponte de Correas. A ideia é evitar que os veículos cruzem a pista fazendo conversão à esquerda. A entrada ou saída da ponte passa a ser feita com a conversão à direita, ou seja, sem cruzar a via de sentido contrário, evitando assim o gargalo. Os retornos são as alternativas para quem faria a manobra para seguir tanto para o centro, quanto para os distritos”, disse Luciano Moreira ,diretor-presidente da CPTrans.

    Em outro ponto visitado na sexta-feira, uma situação semelhante. Hoje, quem vem do distrito de Itaipava já é obrigado a seguir mais uns metros adiante para fazer o retorno e somente então acessar Nogueira. “Com a revisão, seria construída uma nova rotatória mais à frente, próxima ao condomínio Bosque de Nogueira, e outra, alguns metros depois do acesso à Nogueira, no sentido Itaipava, próximo ao Hotel Buriti”, explica Luciano.

    Além da construção de novas rotatórias ao longo da estrada, estão previstas correções, replanejamento na sinalização e recuos em alguns trechos da via. 

    Últimas