• Divisão Especial da Taça Brasil sub-20 de futsal começa neste domingo em Petrópolis

  • 25/08/2018 17:00

    Começa neste domingo (26.08) a divisão especial da Taça Brasil sub-20 de futsal no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, que fica no bairro Caxambu. São nove equipes de oito estados diferentes na disputa da competição, organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), que acontece até o dia 1º de setembro. O torneio reúne os melhores times de regiões diferentes do país. A cidade será representada pelo Deportivo Imperial, clube-empresa que existe há pouco mais de dois anos e participa de competições intermunicipais. O principal campeonato da modalidade desta categoria no país conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.   

    Com cinco clubes em uma chave e quatro na outra, a primeira fase será disputada em turno único, com as equipes duelando dentro de seus grupos, avançando os dois melhores às semifinais. Em uma semana de jogos, são esperadas cerca de duas mil pessoas, entre atletas, treinadores, comissões técnicas e dirigentes. A Taça Brasil vai trazer mais visibilidade para Petrópolis, além de movimentar a economia do município.

    “É um evento de nível nacional, com a participação dos principais clubes de futsal do país. Eventos como esse, além de criar uma opção de lazer para os petropolitanos, também atrai visitantes, que acompanham o esporte. Nossa expectativa é de que o evento não só movimente o Caxambu, como também aqueça a economia do comércio e rede hoteleiras locais”, diz o prefeito Bernardo Rossi.

    "Também é uma forma de incentivo para os jovens que praticam a modalidade na cidade", garante Hingo Hammes, superintendente de Esportes e Lazer, anunciando que a competição no CIE será aberta ao público. 

    "Muitos jovens no Caxambu praticam futsal nos clubes da cidade. É importante que todos acompanhem as partidas, será uma oportunidade de aprendizado e crescimento. São as maiores equipes do país na nossa cidade, comprovando que Petrópolis tem estrutura para receber um evento grandioso como esse", completa Hingo.

    Há sete anos o Estado do Rio de Janeiro não recebe uma edição da Taça Brasil de futsal. A última foi na categoria sub-17, realizada no Ginásio Pedro Jahara, conhecido popularmente como Pedrão, em Teresópolis. O objetivo da Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro (FFSERJ) é que a Região Serrana receba mais vezes a competição, disputada desde o sub-7 até o adulto.

    “Lutamos muito para conseguir trazer para Petrópolis uma edição da Taça Brasil neste ano. Graças ao apoio da Prefeitura isso foi possível. A gente quer que a Região Serrana receba outras categorias no ano que vem”, garante Kennedy Abrantes, presidente da FFSERJ. 

    A tabela com os grupos e os horários de cada partida está disponível no site da CBFS (www.cbfs.com.br). A estreia do Deportivo Imperial, clube da cidade, está marcada para às 18h de domingo, diante do time do Constelação (RR). A ideia é representar da melhor maneira o município na competição.
    “A Taça Brasil vai abrir espaço para os jogadores da nossa cidade, que serão observaos por profissionais de grandes clubes do país. Estamos nos preparando para representar bem a cidade e terminar bem a competição”, disse Roger Magalhães, gerente do Deportivo.

    I Meeting Serrano de Futsal na programação do torneio

    Também como parte da programação da Taça Brasil, será realizado o I Meeting Serrano de Futsal, que vai debater sobre treinamento e performance, conceitos de jogo e gestão e estrutura da modalidade no Brasil, no dia 30 de agosto, no Centro de Cultura Raul de Leoni. São 110 profissionais da cidade inscritos no evento, que vai contar com sete palestras de personalidades brasileiras do futsal. Para participar é preciso a doação de uma lata de leite em pó, que deverá ser entregue no dia do evento.

    A abertura do evento será às 9h com o treinador do Minas, Peri Fuentes, apresentando o case de sucesso do clube mineiro. Na sequência, Marco Bruno, do Vasco da Gama, vai palestrar sobre gestão de estruturas de futsal. O técnico Zé Ricardo, do futebol profissional do Botafogo, encerra o ciclo da manhã com uma apresentação sobre futsal e futebol.

    À tarde, o professor da Universidade Estácio de Sá, Sávio Badinni, vai falar sobre treinamento mental e aumento de performance. SandrinhoFalcetta, ex-jogador da seleção brasileira de futsal, vai contar sobre a rotina de um atleta profissional da modalidade. O encerramento do meeting será com o treinador Miltinho Ziller, bicampeão da Liga Futsal e campeão russo pelo Gazprom-Ugra, de Moscou. O último trabalho dele foi na seleção do Azerbaijão em 2016.

    "O desenvolvimento dos profissionais garante que os jovens sejam orientados da melhor maneira possível e desenvolvam sua capacidade. É importante também para os clubes da cidade, que ganham com a evolução de toda comissão técnica. Será um dia de troca de experiências para os profissionais”, explica superintendente.

    Últimas