• Diversos pontos de Petrópolis registram falta de energia elétrica

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  • 17/02/2023 14:57
    Por Helen Salgado

    *Matéria atualizada às 15h45 para inclusão do posicionamento da Enel Distribuição Rio

    Em consequência das chuvas e fortes ventos que atingiram Petrópolis durante esta semana, diversos clientes da Enel relatam falta de energia e problemas com o serviço oferecido pela concessionária.

    Do Centro aos bairros mais afastados, o problema com a energia elétrica é preocupante e afeta todos os moradores. Moradores do Brejal, na Posse, estão desde segunda-feira (13) sem energia elétrica e, por isso, realizaram manifestação nessa quinta-feira (16).

    Leia também: Moradores do Brejal, na Posse, fazem manifestação após dias sem energia elétrica

    O Centro Histórico também sofre com a falta de energia. Estabelecimentos próximos à Praça da Inconfidência também estão com instabilidade na luz desde quarta-feira (15). A Clínica SerraMed, Hotel Grão Pará, RioCard, Supermarket, loja de ração e o mercadão estão funcionando sem sistema.

    O Quarteirão Ingelheim também registra falta de energia elétrica. Ernani ***, é morador da Rua Pedro Gall e conta que na quarta-feira (15) caiu uma árvore na região. Na ocasião, houve danos à rede elétrica. O morador conta que a situação colocou em risco diversos moradores, já que o fio ficou se movendo com faíscas. Desde ontem, ele e outros moradores da região solicitam reparo de emergência à Enel. Depois de mais de 60 horas, segundo Ernani, ninguém da equipe foi até o local. “Há moradores sem comer, sem tomar banho. Também há quem já tenha feito mais de quinze protocolos de atendimento desde quarta-feira (15), mas nada foi feito.”, finaliza.

    Foto: Reprodução

    Já na Serra Velha, um restaurante especializado em frutos do mar já registrou prejuízos. No local, moradores estão sem energia desde quinta (16). Segundo João Lourenço Mendonça, proprietário do restaurante, a Enel deu a previsão de restabelecer a luz nesta sexta (17), às 14h. No entanto, já adiaram para às 23h. “Estou perdendo toda minha mercadoria pois trabalho com peixes.”, conta.

    Nesta sexta-feira, uma manifestação chegou a ser realizada devido à falta de energia elétrica na região.

    Foto: Divulgação

    Na região, ao todo, são 18 famílias sem luz. João é paciente renal e precisa de medicamento refrigerado. Com a demora na resolução do problema, o consumidor se sente prejudicado e sem saber mais o que fazer. Nesta sexta-feira (17), ele e outros moradores compareceram à sede da Enel para cobrar explicações.

    Na Estrada do Ribeirão Grande, em Itaipava, também tem reclamações. Já são três dias sem luz na região que sofreu com a chuva de quarta-feira (15). No local, houve queda de árvores e os moradores ficaram sem acesso à rua. O problema de acesso foi resolvido, mas até agora os moradores aguardam pela retorno de energia elétrica.

    Leia também: Sem energia e sem passagem: moradores da Estrada do Ribeirão Grande, em Itaipava, ficam ilhados após chuva dessa quarta-feira

    No Rua Dom João Braga, no Alto da Serra, moradores também enfrentam dificuldades com a concessionária. No local, a falta de luz acontece desde quinta (16), às 10h. A previsão era de que a energia fosse restabelecida nesta sexta-feira (17), às 7h30, mas sem sucesso. No local, há idosos acamados, pessoas com deficiência e crianças.

    Posicionamento Enel

    Procurada, a Enel Distribuição Rio informou que já restabeleceu 97% dos clientes afetados pelas tempestades dos últimos dias (13 a 16), associadas aos ventos e descargas atmosféricas, que atingiram a região Serrana. As regiões mais afetadas foram Areal, São José do Vale do Rio Preto e Itaipava.

    A distribuidora ressaltou que, em função das sucessivas chuvas que vem atingindo a sua área de concessão nos últimos dias, ativou o seu Plano Verão e aumentou em até 10 vezes o número de equipes de campo envolvendo diferentes áreas da empresa, com o objetivo de restabelecer os clientes afetados no menor tempo possível. Nesse período, 42% dos clientes afetados foram impactados em decorrência das descargas atmosféricas.

    Além disso, a concessionária disse que as ocorrências dos últimos quatro dias ocasionaram diversos danos na rede elétrica e que, até o momento, foram mapeadas 39 de árvores tombadas sobre a rede elétrica, gerando a necessidade de reparos em cabos partidos e a substituição de mais 25 postes.

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