Diversidade de produtos em único estabelecimento chama a atenção no comércio da cidade
Uma gama de produtos em um só lugar. É o que cada vez mais se observa pelo comércio do centro da cidade, com lojas que reúnem uma variedade de opções. São papelarias que oferecem também produtos de alvenaria, decoração e artesanato; lojas de produtos infantis que reúnem roupas, sapatos, brinquedos e acessórios para o lar; estabelecimentos com venda de utensílios domésticos, chinelos e artigos para presentes diversos; entre outros. A proposta tem facilitado a vida das pessoas que buscam mais agilidade na hora das compras, principalmente nesta época de fim de ano.
A doméstica Denise Santa, de 54 anos, aprova a ideia. Para ela, a grande variedade oferece mais opções para os consumidores, que conseguem encontrar vários itens em um único lugar. “Essa é uma proposta muito boa, o comércio só tem a ganhar. Lojas como essa facilitam muito, pois quando vamos buscar um produto, acabamos lembrando de outras coisas que também precisamos, além de conhecermos coisas novas. Isso oferece mais agilidade para a compra”, pontua Denise, enquanto buscava produtos para presentear em um desses estabelecimentos que reúne produtos para a casa e itens diversos para decoração.
Leia também: Comércio vai abrir nas manhãs de segundas-feiras durante dezembro
Entre os comerciantes essa prática também agrega valor, além de ser um dos mecanismos para driblar a concorrência, principalmente, com o mercado de vendas on-line. A gerente de uma loja de produtos infantis, Roselene Ferreira, destaca que desde que iniciaram as atividades, a intenção era oferecer ao cliente a facilidade de encontrar uma gama de produtos em um único lugar. São roupas, calçados, brinquedos, acessórios e produtos decorativos. “Oferecemos diversas opções aos clientes, que encontram aqui um pouco de tudo. Essa é uma forma de sobrevivência nos dias de hoje, em que temos o comércio eletrônico como concorrente”, pontua a comerciante, ressaltando que com essa proposta, a loja se destaca por oferecer atendimento diferenciado, condições de troca, coisas que são dificultadas com a compra pela internet.
O vendedor, Paulo Blasse, atua em papelaria voltada para a venda de atacado, que reúne ainda produtos de alvenaria e itens de venda sazonal, como agora no Natal, quando ofertam os acessórios de decoração temáticos. “Essa gama de produtos aumenta muito as vendas. Uma pessoa chega na loja buscando um item e sempre encontra outra coisa de interessa. Ampliamos o leque de opções”, destaca o vendedor, ressaltando que os produtos sazonais têm muita procura.
É possível encontrar essa tendência ainda em lojas de roupas, que investem em perfumaria; de acessórios, ofertando maquiagem e lingerie; até mesmo farmácias com chinelos e produtos alimentícios. No entanto, o exercício desses estabelecimentos precisa seguir a regulamentação. Questionada sobre esse crescimento de lojas que oferecem uma diversidade de produtos, a Prefeitura, por meio da assessoria de Comunicação, informou que no momento da solicitação do alvará, o empreendedor presta as informações sobre o tipo de atividade que pretende desenvolver, não sendo limitada a quantidade de atividades que podem ser exercidas, tendo, no entanto, sempre uma principal e as restantes secundárias. O órgão esclarece que itens e produtos disponibilizados no estabelecimento devem estar compatíveis com as atividades licenciadas pela Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).
Leia também: IPGPAR apresenta Plano Estratégico de Petrópolis para os próximos 20 anos