• Diretor do Museu Imperial, Maurício Vicente Ferreira Junior, protagoniza duas palestras sobre a história do Brasil na Feira Internacional do Livro de Bogotá

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Aghata Paredes

    A Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) recebeu, no último sábado, 20 de abril, a participação do petropolitano Maurício Vicente Ferreira Junior, diretor do Museu Imperial, como parte das atividades que celebram o Brasil como país convidado de honra nessa edição do evento. Com duas palestras marcantes, o pesquisador representou o Brasil e sua cidade natal em um dos maiores eventos do setor na América Latina, além de ter proporcionado aos participantes uma imersão na história brasileira.

    A primeira palestra ocorreu na sede do Instituto de Cultura Brasil-Colômbia, onde Maurício abordou o tema “Imperatriz Dona Leopoldina: uma biografia iconográfica”, baseado no texto publicado no livro “Vozes do Brasil”. A apresentação, realizada na manhã de sábado, ofereceu ao público uma visão detalhada da vida e do legado da Imperatriz Dona Leopoldina, figura crucial na história do Brasil. “Participar deste importante projeto é uma honra para mim e uma conquista do Museu Imperial no contexto das relações institucionais”, destaca o petropolitano.

    Já a segunda palestra teve lugar no Pavilhão do Brasil na FILBo, onde Maurício Vicente Ferreira Junior discorreu sobre “A missão austro-bávara e a natureza brasileira”, dialogando com o tema central da feira deste ano, “Leia a natureza”.

    O destaque da participação de Maurício na Feira Internacional do Livro de Bogotá foi o grande interesse do público sobre a história brasileira entre os colombianos e os visitantes internacionais. “A História do Brasil é pouco conhecida lá fora e as pessoas, especialmente os nossos vizinhos latino-americanos, sempre perguntam como foi possível o Brasil se tornar independente e, ao mesmo tempo, preservar o regime monárquico. São processos históricos bem distintos, o nosso e os deles. E percebemos isso com as perguntas da audiência”, explica.

    Foto: Ibraco

    Além de suas atividades na FILBo, Maurício é reconhecido por sua vasta contribuição para a preservação e divulgação da história e cultura brasileiras. Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com um mestrado em Estudos de Museus pela State University of New York (SUNY), Maurício é pesquisador do Museu Imperial desde 1985 e diretor da unidade museológica do Instituto Brasileiro de Museus desde 2008.

    Sua participação no livro “Vozes do Brasil”, editado pelo IBRACO como a primeira publicação do Centro de Estudos Brasileiros, demonstra seu compromisso com a disseminação do conhecimento histórico e cultural do Brasil no exterior. O livro é um convite aos pesquisadores para explorar e compartilhar estudos sobre o país.

    Mais sobre a Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo)

    A Feira Internacional do Livro de Bogotá, um dos maiores eventos do setor na América Latina, está em sua 36ª edição. O evento, que teve início no dia 18 de abril, vai até o dia 2 de maio. Com a participação de cerca de 500 convidados nacionais e internacionais de 25 países, a FILBo conta com uma extensa programação cultural que pode ser acessada através do site oficial do evento. Esta é a terceira vez que o Brasil é homenageado no evento.

    Últimas