Dificuldades para dar entrada no seguro desemprego evidenciam crise
Os petropolitanos que perderam o emprego recentemente e precisam dar entrada no seguro-desemprego estão enfrentando uma maratona para conseguir agendar o procedimento no Ministério do Trabalho e Emprego. Quem tenta realizar o agendamento pela internet se depara com pouco mais de 30 vagas para atendimento que em apenas cinco minutos esgotam. Nem pelo telefone 158 disponibilizado para realizar o serviço as pessoas têm conseguido auxílio.
Na unidade do MTE em Petrópolis os funcionários informaram que não podem conceder entrevista. Mas quem compareceu ao local em busca de informações, ficou sabendo o que está provocando o problema. Como são disponibilizados no máximo 40 atendimentos por dia, e pessoas de outros municípios podem fazer o agendamento para dar entrada no seguro-desemprego em outras cidades, quem de fato mora aqui não está conseguindo ser atendido.
“Tentei ligar para esse número mas não tive sucesso. Então parti para a internet sabendo que o agendamento tem início às 6h. Durante dias entrei no sistema às 6h30, depois 6h15, e por fim 5h59 estava em frente ao computador na esperança de conseguir vaga. Por sorte hoje exatamente as 6h garanti o meu atendimento. Mas só quando olhei de novo às 6h05 as 34 vagas que estavam disponíveis já haviam sido preenchidas”, disse incrédula a petropolitana Mônica Wanchutz.
Para dificultar a situação mais da metade dos agendamentos acabam sendo realizados por pessoas que moram em outras cidades. Por ser um órgão Federal o MTE de qualquer município não pode se recusar a atender quem procura pelo serviço e está agendado. Enquanto isso quem perdeu o emprego e precisa urgente garantir a renda do seguro fica à espera de uma solução, sempre com medo da possibilidade de perder o prazo máximo de 120 dias, estipulado para dar entrada no benefício.
Mas o que o trabalhador formal muitas vezes não sabe é que a partir de 90 dias quem ainda não conseguiu se agendar, pode comparecer a qualquer unidade do MTE sem agendamento para dar entrada no seguro. Já o trabalhador doméstico que já tiver 60 dias de afastamento também pode dar entrada no procedimento sem estar agendado. O site para agendar o serviço é: www.saa.mte.gov.br.
O Ministério do Trabalho e Emprego não respondeu a solicitação enviada pela equipe da Tribuna de Petrópolis.